domingo, fevereiro 10, 2008

O porquê de gostar de mergulhar?



(Foto tirada por António Diogo. Spot: Pedra do leão. Modelo: Moi! ;P )



Quando ainda era menina e moça cusca nesta area, coloquei por estas bandas testemunhos de malta que estava a léguas de distância de mim. Passados 2 anos, volto a colocar por aqui, mais algumas palavras sobre este tema. Desta vez, poderei dar o meu próprio contributo. Para que isto possa acontecer, vou retirar textos de um tópico aberto esta semana, no Fórum-mergulho.



JPM

"Gosto de chegar todo estourado a casa, depois de umas belas mergulhaças.
Gosto do convivio, gosto de ver coisas q muito pouca gente já viu.
Gosto da tralha (embora não goste muito de a lavar (IMG:
style_emoticons/default/wink.gif) )
Gosto de sensação de ausencia de peso.
Gosto do silencio.
Gosto do azul.
Gosto da agua...


enfim podia levar o dia a escrever"



Sofi


"Sabem aquele momento quando caimos na água?

...e depois...voarmos lá em baixo...e ficarmos quietinhos a observar...

É quase impossível de descrever "


Pac


"Mas também porque é um desafio às nossas capacidades e limitações humanas. Não no sentido de abusar e esticar limites, mas de um respeito profundo (melhor era impossível) por um meio que naturalmente nos é hostil mas que conseguimos controlar com equipamentos, técnicas e procedimentos.Mas há uma sensação que só a apneia dá (pelo menos comigo). Quase todos escreveram sobre a sensação de voar na àgua. Tentem voar sem garrafa e colete e toda a parafernália adicional, apenas com a máscara, fato, lastro e barbatanas. Aí sim, somos nós a voar e a sensação de liberdade é enorme. É como o lusco-fusco dos GF, 1 minuto mas muito intenso...

Como terapia para escapar às preocupações do dia-a-dia e do trabalho stressante. É fantástico o que 50 minutos de mergulho fazem, e deve ser bem mais barato que ir a um qualquer terapeuta.E porque não... um gajo tem que ter um hobby qualquer... que seja o mergulho...."


Lua branca


"No mergulho gosto:

- do conhecimento que se adquire

- de quase não dormir porque na manhã seguinte vou mergulhar

- das pessoas (mesmo que nunca as tenha visto antes) e do convívio antes, durante e depois do mergulho

- de andar de barco

- do que me permitiu evoluir e superar, e de sentir que de cada vez que vou mergulhar “cresço” um pouco mais

- de ver coisas que jamais pensei ver- de estar num meio que não é o meu e de sentir/ver a sua grandeza, perfeição, beleza…

- de ouvir nada mais que as “bolhinhas”

- de ir o caminho todo de regresso ao centro a falar do que vi

- de ver o misto de satisfação e cansaço estampado na cara de cada um

- de saber que tenhamos 5/10/100/200/… mergulhos, o que nos move é o mesmo amor ao mergulho

- de chegar a casa e dormir como não dormia há muito tempo

- das lembranças

- de pensar no próximo mergulho.No fundo, é de tudo…


No mergulho não gosto:

- que o ar não dure eternamente… e mais tarde ou mais cedo tenhamos que voltar à superfície. "


Waldomiro


"2 coisas. Primeiro a sensação de voar como já disseram antes.Segundo estar em um lugar escuro, apertado (fato), dependendo de um monte de tubo para sobreviver...só faltou a água ser quente para voltar ao útero materno (Sigmund explica) PS: Que bom que nenhum engraçadinho colocou "o cheiro de peixe"


-----------------------------------------

"Euzinha":

- Gosto de sentir aquele friozinho na barriga, sabendo que no dia seguinte irei fazer mais uma imersão.
- Gosto de preparar a minha mala de mergulho...
- Gosto de falar com minha buddy sobre o que iremos fazer...
- Gosto de resmungar sobre as minhas taralhoquices... e de ouvir o pessoal amigo a dar conselhos...
- Gosto do momento em que subo para o barco...
- Gosto de olhar\ouvir os meus colegas, para ver as diferenças que se produzem...
- Amo aquele instante em que me atiro para o profundo azul...
- Gosto da descida... deixar para trás tudo o que me liga ao mundo terreno...
- Gosto de me ouvir respirar...
- Gosto de me perder nesse azul... fechar os olhos e ter a tal sensação de que estou a voar...
- Adoro chegar ao fim com aquele sorriso idiota... :P
- Gosto da tagarelice e da tosta de frango que temos como prémio final... lol
- Gosto dos amigos que vamos fazendo... :)

Odeio:
- O ter de subir...
- O peso do material...
- A má visibilidade...
- O mau estado do mar, que nos deixa com o sídrome de bacalhau enxuto...



Há 2 anos, fiz o meu baptismo e há um ano, terminei o meu curso do open water. Actualmente, já completei o nitrox, e estou a caminho de concluir o Advanced. Ainda me falta muito caminho para percorrer... buéeeeeeeeeeeeeeeee mesmo! Mas vou chegar lá. :P

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ahm? Então pah, tb queres ser DIR? Eheheh

Balena "hi tech"!

Desculpa, mas não resisti! :P

Queres chegar onde?

Bjokinhas fofinhasssss

3:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu Dir? e deixar de usar aquelas corzinhas tão lindas na minha tralha? tu ja viste o que tivemos de andar para aquilo ficar tudo a combinar? deixa lá! lol Sou uma mera taralhoca gasosa a tombar para o técnica. lol Com sorte nem bato de forma deselegante nalguma saida de praia. lol Isto de se ser maçarica... uiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! É tipo baywatch ao contrário! lol

besitossssssssss
two weeks! :P almost there!
(heidi...again sem vontadex para longonizar)

5:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker