domingo, janeiro 16, 2005

Oh Mr Bush mais um pekeno erro?

Prisioneiros libertados negaram proveniência de Guantanamo
Prisioneiros afegãos hoje libertados pelas forças norte-americanas negaram a proveniência da base de Guantanamo, em Cuba, afirmando que tinham estado detidos em Bagram, Afeganistão, em declarações à agência France Presse.
Um responsável governamental questionado pela AFP também confirmou que os 80 prisioneiros hoje libertados estavam detidos na base norte-americana de Bagram, no Afeganistão e não em Guantanamo.
O porta-voz do Supremo Tribunal afegão, Waheed Mujda tinha declarado à comunicação social que os prisioneiros haviam sido libertados da base de Guantanamo, onde as forças dos Estados Unidos mantêm centenas de presumíveis talibãs detidos.
Á chegada ao Supremo Tribunal, os prisioneiros disseram ao jornalista da AFP que vinham de Bagram.
"Foi detido em minha casa no distrito de Nawzat, da província de Helmand (no Sul) há dez meses. Não sei porquê. Estive detido em Bagram", afirmou Mohammad Youssef, de 31 anos, ao descer do autocarro que os transportou até Cabul.
Os oitenta prisioneiros afegãos estavam detidos pelas forças norte-americanas no Afeganistão foram entregues às autoridades do seu país.
As forças dos Estados Unidos e o exército afegão capturaram centenas de presumíveis talibãs e membros da Al-Qaeda no Afeganistão durante a ofensiva de 2001 que derrubou o regime talibã.
Na sua maioria foram classificados como "combatentes inimigos" e muitos deles transferidos para a base de Guantanamo, enquanto outros foram encarcerados em Bagram.

eXTReMe Tracker