quinta-feira, maio 31, 2007

OMS: Dia Mundial sem Tabaco com iniciativas em todo o mundo



Para assinalar a data, a OMS recomenda a proibição total do fumo nos locais públicos fechados e de trabalho, lembrando que a cada oito segundos morre uma pessoa vítima de uma doença relacionada com o tabagismo.

Subordinada ao tema «Criar com prazer ambientes 100 por cento livres de fumo - zero por cento de fumo, 100 por cento de liberdade», a campanha mundial deste ano pretende chamar a atenção para o direito a ambientes livres de fumo e a um ar limpo e saudável.

A OMS estima que cerca de 200 mil trabalhadores não fumadores morram todos os anos vítimas do fumo dos colegas e que 700 milhões de crianças respirem o ar poluído pelo fumo do tabaco, sobretudo quando estão em casa.

Os números apresentados no site da OMS revelam que, actualmente, um em cada dez adultos morre devido ao fumo, sendo que se o padrão actual se mantiver, em 2020 o tabaco será responsável pela morte anual de 10 milhões de pessoas.

A OMS sublinha ainda no site que o tabaco é a «principal causa de mortalidade evitável no mundo, sendo responsável pela morte de cinco milhões de mortes todos os anos».

Em Portugal, várias iniciativas estão previstas para hoje para assinalar o Dia Mundial sem tabaco.

As unidades de saúde e as farmácias vão criar uma «Zona para Fumadores» dirigida a quem quer deixar de fumar, onde farão atendimento prioritário com informação especializada de apoio e motivação ao fumador.

Nas unidades de saúde haverá um reforço da avaliação médica, apoio, tratamento e seguimento de todos os que querem deixar de fumar.

Durante o dia de hoje, os fumadores terão ainda a oportunidade de medir o nível de monóxido de carbono no ar que expiram, através de rastreios, sendo dirigidos para a consulta de cessação tabágica da sua zona de residência em função do resultado do exame.

Também a Nicorette criou equipas que vão estar em hospitais, universidades, estações de metro e supermercados de Lisboa para medir os níveis de monóxido de carbono expirados pelos fumadores.

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai promover um encontro durante todo o dia dedicado ao tema «ambientes livres do fumo de tabaco».

Um seminário foi também a forma escolhida pela Conselho de Prevenção do Tabagismo para marcar a efeméride: «Tabaco e Ambiente - Um desafio do futuro» é o tema do encontro que conta com a participação de várias universidades do norte.

O Dia Mundial sem Tabaco será também assinalado no Centro Hospitalar da Cova da Beira, com acções de sensibilização e educação para a saúde de utentes e colaboradores daquela unidade de saúde.

Diário Digital / Lusa

Era tão bom... mas tão bommmmmmmm... poder ir a um restaurante e acabar uma refeição, sem resmungar com alguém, por causa deste assunto. Ou conseguir estar num local, tipo bar ou outro sitio qualquer, sem ter aquela nuvem a pairar sobre as nossas tolas. Enfim...

Votos para que TODOS tenham um bom dia.

eXTReMe Tracker