domingo, janeiro 16, 2005

Pinochet....e o jornalista Charles Norman (lembram-se do filme "missing"?)

No Chile os advogados do jornalista Charles Norman querem julgar Pinochet
Os advogados do jornalista norte- americano Charles Norman, fuzilado em 1973 pelo regime do general Augusto Pinochet, anunciaram hoje que vão pedir o levantamento da imunidade do velho ditador, visando o seu julgamento.
Os juristas Sérgio Corvalan e Fabiola Letelier representam Joyce Norman, viúva do jornalista, que se deslocou ao Chile para se reunir com o juiz Jorge Zepeda.
O jornalista estava no Chile a investigar a actuação dos agentes secretos norte-americanos da CIA no golpe de Estado de Pinochet que derrubou o presidente Salvador Allende, a 11 de Setembro de 1973.
Apanhado pela polícia do ditador, foi metido juntamente com outros prisioneiros no Estádio Nacional, em Santiago, transformado em imenso campo de concentração, onde os opositores ao regime eram torturados e fuzilados.
O seu cadáver, crivado de balas, foi descoberto em 1974 numa vala comum do cemitério central da capital chilena, depois de uma investigação desencadeada pela Embaixada dos Estados Unidos.
O caso de Charles Norman inspirou o filme "Missing", do realizador francês de origem grega Costa Gavras (1982).
Os advogados estão em vias de apurar qual foi o "modus operandi" da polícia de Pinochet e quem, "ao mais alto nível", lhe deu ordem para actuar.

eXTReMe Tracker