terça-feira, julho 12, 2005

i ´m back...




Regressei. Estou tão cansada. Mas valeu. Aquilo foi espactacular. Já fui a muitos festivais célticos (musica do mundo), mas nunca tinha ido a nenhum desta envergadura. Foi tudo em grande, desde o camping, até à musica que passou por lá.
Adorei o espirito deles em relação à sua terra. Os galegos têm um amor pelo seu "país", e demonstram-no , com um orgulho especial, enchem a boca para dizer -"Eu sou galego"-. Era isto que eu gostava de ver no nosso país. Mas infelizmente isso já quase se perdeu. Façam uma sondagem e vejam quantas pessoas sabem o nosso hino; é claro que isto foi só um exemplo. Mas poderiamos começar por aí. Afinal, é um dos nossos simbolos nacionais. É óbvio que existe muito boa gentinha que o decora para o cantar nos jogos de futebol.... mas tirando isso... vejam as figuras tristes que se fazem, quando existe algum feriado nacional de relevo. Até doi vê-los cantar na t.v. !!!
Passando à frente. No sábado, passaram por lá as "tucanas". Foi lindo!!!! Fiquei tão orgulhosa. Imaginem o cenário: montes de pessoal (aquilo estava à pinha), e de repente a vocalista dos "luar na lubre" (portuguesa também), anunciou as "tucanas" (grupo de percuções português), de inicio, ninguém ligou, só os poucos portugueses que por lá se encontraram deram o ar da sua graça, mas o seu ritmo, a sua postura, fez milagres. Meninas e meninos: elas conquistaram a multidão. Foi... de deixar o pessoal de boca aberta, a olhar e a sentir. E eu com um sorriso de orelha a orelha: tomem lá espanhois... :) Resultado? fizeram um bis. Encheram o ouvidito e o coração das mais de cem mil pessoas, que segundo a imprensa estavam por lá naquela noite.
Domingo, actuou o grupo "Dazkarieh ". O azar deles é que não estavam em casa. Porque senão teriam ganho o concurso de certeza. Se fosse há duas semanas atrás, no ambiente do mercado da ribeira, aquela gaita do Vasco e a voz da Lena teriam dado cabo daquilo tudo. Mas o resultado, suspeito, que já tinha sido entregue. Não concordei (aqui entra o meu orgulho ferido). Mas também não podemos fazer nada.
No que se refere a cenas engraçadas, tenho algumas para contar. Tentaram-nos enganar montes de vezes, mas mesmo não sabendo falar o espanhol deles, safei-me. Como? sou portuguesa. logo, fiz uma excelente invenção: português+espanhol+ italiano+inglês+linguagem gestual= lingua pela qual me exprimi. Mas descobri que não fui a unica portuguesa a tomar o mesmo caminho. :)
Agora o mais importante. Acham que eu tenho cara de quem precise de um bom speed? opah!!! Um amigo disse que eu tinha alma de erva, okis... isso seria uma ganza... agora, acho que já sou spidada por natureza, imaginem-me com uma pastilha em cima... ninguém me iria aturar(lembrem-se da minha atitude com um café). No camping, as manifestações de afecto, eram dadas dessa forma, se gostavam de nós, em vez de um abraço, era-nos oferecidos algumas substâncias engraçadas. E de forma muito natural. :) Muito peace and love .
Ontem voltei. Sem forças. Mas para o ano lá estarei, ou então se calhar vou à bretanha, ao pai do andanças. Quem sabe? :)
Só espero uma coisa. Que finalmente se faça algo em Portugal deste genero. Temos tanto para dar. Eu vi uma cidade inteira a trabalhar para um festival. Dia e noite! E isso seria uma bela ideia para fazermos algo pelo turismo e pelas nossas raizes. Porque não? temos tantos sitios para o fazer. Sintra (puxando a braza à minha sardinha), seria um deles, com a sua magia. De certeza que seria um sucesso. :)
ps- A imagem que coloquei neste post não faz parte do meu lote de fotos. Retirei do site do festival
http://www.festivaldeortigueira.com/oteufestival/index.php?lang=gal

Logo que tenha um pouquinho de tempo, meto aqui algumas das minhas 384 fotos (sim tantas). Garanto que me diverti a tirá-las. :) Como sempre. :)

ps2- Deixo aqui um agradecimento especial à tmn por ter ficado sem rede (apesar de ter pedido o serviço roaming) durante uma semana. Obrigado pelo excelente serviço prestado.... grrrrrrrrrrrrrrr
eXTReMe Tracker