domingo, agosto 21, 2005

Palavras do novo Papa...

"Cada um escolhe o que lhe agrada e alguns sabem também tirar proveito disso", constatou Bento XVI, ressalvando não pretender desacreditar tudo o que se situa nesta nova realidade religiosa. "Mas a religião procurada como uma espécie de bricolage, ao fim de contas, não nos ajuda", estimou o chefe espiritual da Igreja Católica. O Papa alertou contra "um estranho esquecimento de Deus" e, ao mesmo tempo, "um sentimento de frustração no mundo inteiro". Bento XVI insistiu junto dos jovens para que a missa de domingo seja "o centro" das suas vidas. "É bom que hoje em numerosas culturas, o domingo seja um dia livre", salientou o papa, "mas este tempo livre fica vazio, se deus não estiver presente", afirmou. O Papa sublinhou ainda a importância para a igreja católica da comunhão de todos os fiéis com "o Papa e os bispos", salientando que "são eles que garantem que não se procurem sentidos privados". Apelo ao envolvimento da sociedade.
Se a igreja parou no tempo, se não dá respostas plausiveis aos crentes, é óbvio, que estes, de tão perdidos que se encontram, vão em busca de algo que os reconforte. Alguma duvida? eu senti-me assim, até que acabei por me afastar... é obvio que a associação tem um papel importante na minha vida, mas dentro da instituição, não me vou voltar a inserir. Não suporto ser carneirinho de ninguém....
O ter de ir à missa, como o Santo Padre afirmou, não deve ser um dever... deve-se ir porque se tem necessidade. Eu sinto-me melhor a rezar junto ao mar, ou no meu quarto, do que num sitio frio e que não me diz nada. Já assisti a muitas "beatas" não falharem um domingo (ou todos os dias), mas se lhes perguntarem o que foi discutido na homilia... não sai nada. Ou pior, chegam cá fora e são bem piores de carácter do que aqueles que só lá vão uma vez por ano... isso a mim não me diz nada.
Quanto ao tão falado consumismo... bem.. aqui ele enterrou-se. Ele já foi a Fátima resmas de vezes, e sabe o que se passa por lá, ou em lurdes... e noutros tantos sitios, onde a igreja se semeou (nem que seja à custa de cultos pagãos). Por aí também não acertou bem na questão...
Estamos no séc XXI, e assisto a situações como em África, onde a Igreja tem poder para auxiliar, e não o faz de modo mais concreto, só para não perder o poder. Irrita-me, ver morrer pessoas por causa de doenças, perfeitamente preveniveis, e só por causa da teimosia da elite não se procede a essa prevenção. Ou por ex. em Manila, como vi numa reportagem há pouco tempo, onde se dizia que a igreja não permitia de modo nenhum o uso de preservativo, e por isso existiam tantos casos de aborto clandestino. Admite-se? vi mulheres dizerem que utilizavam como modo de prevenção, pasta dentifica, entre outros meios... fiquei abismada.
Por isso digo e repito, antes de apontarem o dedo, vejam o que se passa na sua casa. Todos temos telhados de vidro. E a Santa Madre Igreja, ainda tem muitos pecados para expurgar.

13 Comments:

Blogger Ovelha Negra said...

aki a ovelha negra tresmalhada lol vai basar por uns tempos.... oh oh oh...cheia de pena k tu estas...aposto lol beijinhos grandes pa ti e vou sentir falta da canela...ui ui lol
até breve!

2:51 da tarde  
Blogger heidy said...

beijokas e boas férias, diverte-te


ei... eu trato-te mal, mas adoro brincar contigo! és uma ovelha tresmalhada porreira (é claro que vou negar tudo, quando regressares).


até breve

2:56 da tarde  
Blogger Al said...

Heidy,
homilia por homilia, fico com a tua. Não podia estar mais de acordo contigo. A Igreja de hoje, lembra-me os governos de hoje. Tanto que podia ser feito, e nada. Também já estou cansado disto tudo.
Será a mudança de Era? Tocou-nos a nós este tempo.
Beijos

1:46 da manhã  
Blogger heidy said...

Não sei! eu já refilo há muito. Quase fui excomungada nos finais séc XX. Mas eu tenho desculpa, nasci poucos dias depois da revolução, pode-se dizer que levei ainda com estilhaços da mesma.
Mas é triste. Está tudo a olhar para o umbigo e a deixar o mais importante para trás. Quando estivermos naquele ponto de viragem, o que vamos sentir? sera´que vai haver um sentimento de frustação, porque não tentámos ser melhores? duvido! o ser humano é muito egoista.

2:38 da manhã  
Blogger margusta said...

Bom dia Heidy
Sou católica mas não sou praticante...só vou á Igreja naqueles dias como casamentos , baptizados, funerais.

Como pode o Vaticano ter tanta riqueza e deixar morrer tantas crinaças á fome todos os dias????

Como podem ser feitos autênticos pontos de comércio nos Santuários????

Como podem adorar imagens feitas em todo o tipo de materiais...até garrafas já vi em Fátima!!!!

A igreja é a primeira a não cumprir com o que está escrito na Biblia!!!!!!!!!

Beijinhos

12:11 da tarde  
Blogger heidy said...

Nem mais....
sabes, eu tive o meu ponto de ruptura com a igreja quando respondi isso a um padre, irritada, por causa de uma situação que se estava a passar. Ele não teve coragem de me responder na cara e respondeu em plena homilia com direito a nome e tudo. O cobarde, deu umas desculpas esfarrapadas,e não se dignou a admitir que eu tinha razão que tinha dito! Esperei que ele terminasse, depois levantei-me e fui embora, estando eu com as crianças ,mesmo junto dele no altar. Por causa desses miudos, lutei muito, mas o que mais me doeu, foi o ter deixado que eles ganhassem. Uma pessoa luta e existe sempre uam montanha à nossa frente. Resultado, só não me excumongou, porque o patriarca de Lisboa trabalhava (D. António Ribeiro) directamente com a minha equipa, e interferiu, no meu caso e noutros que também apareceram na altura, nesta mesma paróquia.

3:22 da tarde  
Blogger heidy said...

Anos depois ele foi corrido daqui porque apareceram umas coisas esquisitas nas contas.

3:24 da tarde  
Blogger mfc said...

Não sou crente e nada tenho contra a religião, todavia a Igreja consegue tirar-me do sério.

4:09 da tarde  
Blogger heidy said...

É a ti e a mim. Se eu não soubesse do que a casa gasta até que pensava que eles eram uns santos. mas aquilo é tudo fachada! Em vez de explicar de uma forma muito certinha o que se passou em fátima (a tal história dos segredos), conta histórias para crianças. Já o aturei muitas vezes, o que ele me diz entra por um ouvido e sai pelo outro.

4:42 da tarde  
Blogger margusta said...

OPs Heidy..o teu caso foi mesmo sério.
O que importa é o que fazes na vida e desde que pratiques o bem estarás na Luz..e Deus é Luz.
Beijinhos

11:15 da tarde  
Blogger heidy said...

Foi nada grave! se me tivessem aturado para a fogueira, aí sim, era muito mau... aquilo era quente. :p Aie ké kaloriiiiiiiiii....

2:19 da tarde  
Blogger heidy said...

lá vai mais uma gralha:
aturado=atirado (tem tudo a ver)
:p

2:20 da tarde  
Blogger heidy said...

Pat...vou corrigir-te: nós somos a luz! Tudo tem de vir de dentro de ti...

2:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker