terça-feira, janeiro 13, 2009

Tá a causa descoberta...

Um estudo publicado na edição de Janeiro da revista científica "Chest" editada pelo colégio norte-americano de pneumologistas, alerta para a possibilidade de a utilização do bálsamo Vicks Vaporub em menores de dois anos poder acarretar riscos, nomeadamente problemas respiratórios relacionados com o facto de os pulmões das crianças não estarem ainda suficientemente maduros até essa idade.De acordo com o artigo, o conhecido descongestionador nasal, vendido sem receita médica, pode acentuar a produção de mucos que acabam por provocar um estreitamento das vias respiratórias, provocando mais problemas do que aqueles que pretende solucionar."

Agora percebo o porquê de não gostar daquela mixórdia que a minha mãe me metia no peito, quando eu ficava doentita. Qualquer coisa... pumba! Lá vinha a boa da senhora com estas ideias tristes.

Agora fiquei com uma dúvida... daquelas grandes dúvidas... enormes, melhor dizendo... o que diriam os nossos actuais cientistas, se analisassem o óleo de fígado de bacalhau que nos era oferecido à colherada? hum hum... será que as pobres crianças indefesas que recebiam essa tortura diária, tinham razão por refilarem em nome de um direito que não nos era aplicado, ou seja, o desejo de não tomar essa coisa... que só de pensar nele... arrepia. Ah pois é!!!!! Quero respostas! Sim, porque aquelas cápsulas amaricadas, que substituem essas horas traumatizantes, com sabores a sei lá o quê... ainda me estão atravessadas, desde o dia em que as descobri.

Etiquetas:

eXTReMe Tracker