segunda-feira, junho 13, 2005

As palavras...

Um dos poemas que me ficou na memória dos meus livros de escola, foi escrito por Eugénio de Andrade, um escritor hoje falecido. Recordo, que estava logo numa das primeiras págs do livro de português do 1º ano do antigo 1º ciclo, gostei tanto dele, que me fartava de o recitar. :)

As palavras

" São como um cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.

Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos,
as águas estremecem.

Desamparadas, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.

Quem as escuta? Quem?
as recolhe, assim,
crueis, desfeitas,
nas suas conchas puras?"

Eugénio de Andrade

Fica aqui a minha singela homenagem a um dos escritores que eu mais gosto de recorrer quando preciso do tal algo mais.

eXTReMe Tracker