terça-feira, agosto 02, 2005

Mais uma sugestão engraçada...


By Isaltina Padrão
August 01, 2005

Estreitar relações entre os povos com tradições marítimas é o principal objectivo de uma viagem por mar que teve início no Verão do ano passado. Já lá vai, portanto, um ano desde que uma tripulação, constituída por 15 homens, decidiu percorrer meio mundo, utilizando para tal uma réplica de um veleiro do Reino Arménio da Cilicia do século XIII. Precisamente o Cilicia.

Construído, durante 12 anos, com base em manuscritos medievais e iluminuras, o veleiro chegou, finalmente, a terras lusitanas, podendo ser visitado pelo público, até sexta-feira, na doca de Alcântara sul (Lisboa), cuja chegada está prevista para o meio-dia de hoje. Ao entrar no navio, "o visitante sentir-se-á transportado para uma viagem ao passado, uma vez que todo o ambiente foi pensado nesse sentido", disse ao DN o comandante Karin Balayan. Desde a tripulação, que enverga trajes medievais, até ao próprio apetrechamento do veleiro com equipamento da época, nada foi deixado ao acaso. Desde o dia da partida Cilicia já atracou em 23 portos de 12 países da Europa e também da Ásia. Mas a ambição é muito maior "Para este ano estão já previstas paragens em mais 30 portos de dez países europeus e africanos", confirma comandante.

Para além de "procurar enaltecer o papel dos velejadores no estabelecimento do intercâmbio entre culturas e civilizações que se encontram separadas por milhas e milhas de água", é ainda missão destes "marinheiros medievais" promover encontros com as populações locais. Assim, cada vez que o navio atraca num porto tenta estabelecer contacto com as comunidades arménias aí residentes e não só. Em Lisboa, está prevista uma visita à Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros locais. Para estreitar relações entre os povos...


posted by Pedro Caleja
Okis, lá fui eu, mais uma vez roubar uma ideia ao Pedro. :) Xorry!
Eu que sempre cheguei atrasada à visita do D. Fernando e Glória, prontus é verdade, que estive uma vez lá dentro, na época da Expo, mas fui corrida, porque não me apercebi que estava a ocorrer uma party para xenhores e xenhoras da alta... e tinha entrado ali... na boa... é o que dá ser despistada. :( É obvio que não estava vestida a rigor. Né? eu bem mostrei o convite. Mas confundiram-me... de certeza! depois recebi uma msg do nosso primeiro com um pedido de desculpas... :p
Eu que sempre chego atrasada para visitar o navio sagres.... neste não fui corrida, mas cheguei lá uma vez e só pude dizer adeus... tinha acabado de ir embora;
Bem, espero sinceramente que depois destes azares todos, lá consiga ver este veleiro... senão já ia acreditar que era mesmo azar. :)
Acho que deve ser bastante interessante, e dentro do que estamos habituados a ver nas nossas idas a recriações históricas, por isso decidi "fanar" esta ideia...

18 Comments:

Blogger margusta said...

ó heidy isso è que se chama ficar a ver navios...........
Espero que da desta vez consigas.
Beijinhos e fica bem.

10:41 da tarde  
Blogger margusta said...

ò Pachita que é isso de fazeres comentários á mesma hora que eu......ah...ganda coincidência.

10:43 da tarde  
Blogger heidy said...

Não me digam nada! :p É sina mesmo... :)
Meninas não existem coincidências. Eu já vos disse e volto a repetir.

10:54 da tarde  
Blogger margusta said...

Será karma......????????????

11:17 da tarde  
Blogger heidy said...

Nã.... deve ser mesmo azelhice . :) Cá pelos meus lados é. :)
Agora pelos vossos, nã sei.

11:22 da tarde  
Blogger heidy said...

Agora a sério. Tenho um amigo que diz que não existem coicidências, que tudo foi sonhado. Não sei... sinceramente não sei. Existem tantas teorias...

11:27 da tarde  
Blogger margusta said...

Conheço algumas....mas essa do teu amigo não conhecia...
De qualquer modo a vida não passa de um sonho...
E azelhice ...Hummm..com isso não concordo.

11:33 da tarde  
Blogger margusta said...

Pachita tás desculpadissima.
Um Xi coração para ti tambem.

Agora repara na hora dos nossos ultimos 2 comentarios.

Beijinhos e até amanha

11:36 da tarde  
Blogger heidy said...

A parte da azelhice foi para mim. :)

Em relação ao que a pachita disse, concordo plenamente. Existem tantas coisas inexplicáveis. Tentando racionalizar, só vai complicar mais a tentativa para a existência de uma explicação.

11:36 da tarde  
Blogger heidy said...

Sintonia perfeita! bravo mininas....

11:36 da tarde  
Blogger heidy said...

Magusta uma sweet night nina. Viste o coment que deixei no blog da pachita para ti? :P
Pensa bem... olha que agora era a altura ideal. Com tantos cabeças ocas à solta, existe um ser algures que precisa de ti. :)

beijokas e até amanhã

11:40 da tarde  
Blogger margusta said...

Heidy ainda voltei quanto a
teroutro cãzito nã....já ajudei foi muitos gatitos....
Amanhã volto para contar o 2º episódio do meu Cãozinho ,.já que se falou em coisas inesplicáveis...
Beijinhos ás duas

11:44 da tarde  
Blogger heidy said...

beijokas e tenham uma boa noite.... eu ainda vou ter de fazer relatóriossssssss e conferir extratos... buáaaaaaaaaaaaaaa

11:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tou a ser fanado e eu a ver...

4:51 da tarde  
Blogger heidy said...

Xory (take 2) ! :P

9:01 da tarde  
Blogger António said...

Em primeiro lugar, querida Lai, acho que interessante deve ser andar a viajar no veleiro. Fazer uma visitinha...enfim...é um remendozito.

Em segundo, queria confirmar o que há poucos minutos escrevi no nosso blog.
"Afinal os anjos tem sexo"
Então tem um local construído de propósito para conversar e vem fazê-lo nesta casa?
Ai, valha-me Deus, valha, valha!
eh eh eh

Jokinhas

10:42 da tarde  
Blogger heidy said...

opah... força de hábito amiguito! sexo? os anjos não têm sexo! oh toni... atão?
Apanhaste-me no meu momento danone... uma caneca enorme de choclate quente (do verdadeiro) com quilos de canela (seja o que Deus quiser) e uma pitada de açucar... aie aieeeeeeee ....velas acesas e um aroma de sândalo no ar... estores fechados... e uma musiquita agradável no ar...

10:48 da tarde  
Blogger heidy said...

Tenho nada... aieeeee... ka más linguas... neste moemnto só tenho o meu teddy...

12:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker