domingo, setembro 18, 2005

A Fronteira entre a Juventude e a Velhice

"Creio que se pode traçar uma fronteira muito precisa entre a juventude e a velhice. A juventude acaba quando termina o egoísmo, a velhice começa com a vida para os outros. Ou seja: os jovens têm muito prazer e muita dor com as suas vidas, porque eles a vivem só para eles. Por isso todos os desejos e quedas são importantes, todas as alegrias e dores são vividas plenamente, e alguns, quando não vêem os seus desejos cumpridos, desperdiçam toda uma vida. Isso é a juventude. Mas para a maior parte das pessoas vem o tempo em que tudo se modifica, em que vivem mais para os outros, não por virtude, mas porque é assim. A maior parte constitui família. Pensa-se menos em nós próprios e nos nossos desejos quando se tem filhos. Outros perdem o egoísmo num escritório, na política, na arte ou na ciência. A juventude quer brincar, os adultos trabalhar.
Não há quem se case para ter filhos, mas quando chegam, modificamo-nos, e acabamos por perceber que tudo aconteceu por eles. Da mesma forma, a juventude gosta de falar na morte, mas nunca pensa nela; com os velhos acontece o contrário. Os jovens acreditam ser eternos e centram todos os desejos e pensamentos sobre si próprios. Os velhos já perceberam que o fim vai chegar e que tudo o que se tem e se faz para si próprio acaba por cair num buraco e de nada valeu. Para isso necessita de uma outra eternidade e de acreditar que não trabalhou apenas para os vermes. Por isso existe a mulher e os filhos, o negócio ou o escritório e a pátria, para que se tenha a noção de que o esforço diário e as calamidades têm um sentido. Assim, uma pessoa é mais feliz quando vive para mais alguém, e não para si só. Mas os velhos não devem fazer disso um heroísmo, que não é. Do mais irrequieto jovem resulta o melhor dos velhos, o que não é verdade para aqueles que já na escola agiam como velhos..."
Hermann Hesse, in "Gertrud"

22 Comments:

Blogger Jorge Moniz said...

Seguindo a lógica da fase destacada, a juventude termina cada vez mais tarde...

5:00 da tarde  
Blogger heidy said...

Exacto!!! nem mais... se antes havia crianças que iam trabalhar aos 7 anos para outra terra para ganhar sustento para a casa, actualmente isso já não acontece. A prova disso é o que acontece dentro da nossa sociedade... e as más condições agravam essa situação.

11:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Maria"!! Grande musica, sim senhor.

Sou da opinião que a velhice é sobretudo um estado de espírito... ha pessoas tão "novas" que de repente envelhecem tão depressa!

1:09 da manhã  
Blogger heidy said...

obrigado mv! e seja bem vindo!!! agora volte aos seus estudos!!! ai o minino!!!! não se esqueça que nos deve uma garrafita... :)

1:12 da manhã  
Blogger heidy said...

Quanto à idade, acredito que esteja na cabeça da pessoa. Se eu me vir com 82 será essa idade mental e fisica que terei, se me vir com 82, mas com com espirito vivo e pronto para a descoberta...esse sera´o meu limite!

1:14 da manhã  
Blogger nelsonmateus said...

aie! jesus xenhor ...

lamento estragar este momento, mas, o mais certo é k aos 82 anos estaras mais preocupada em saber das tuas bengalas do k outra coisa ...

eu disse 82 anos? hum! vamos ver se num acontece antes, né?

11:53 da manhã  
Blogger heidy said...

doido!! não sei... ainda sou jovem imberbe... :) e com o elixir da juventude, não sei como serei aos 82. Talvez ainda mais resmungona. Qui ça. Depois darei noticias... :)
Mas qual a tua opinião concreta sobre o assunto?

BOA SEMANiTA!!!

11:58 da manhã  
Blogger patologista said...

Dizia o Saramago, numa conferência que deu no Porto, há cerca de um ano, que quanto mais velho estava, mais livre se sentia. E essa é uma sensação que eu, com os reles 35 já começo a sentir. Menos preocupação com o que os outros pensam, e pensar mais em ser felizes com aqueles que amamos. Questões de imagem ou estatuto, começam a ser pouco importantes. E, de facto o sorriso dos filhos muda muito a nossa visão do mundo.

4:11 da tarde  
Blogger nelsonmateus said...

minha opinião sobre o assunto?
embora estaja de acordo com alguns pontos, tenho k admitir k, em regra geral, discordo com o post.

ps: quando tiver mais tempo desenvolvo um pouco mais.

4:41 da tarde  
Blogger mfc said...

Uma análise perfeita de um fantástico escritor.
É que é mesmo assim...acredita!

9:35 da tarde  
Blogger heidy said...

Eu também senti isso a partir dos 28. Já nem me lembro dos porquês... mas hoje com 31, sinto-me bastante diferente. Dizem que as mulheres com 30, ficam mais elas. Devo estar a passar por essa fase. De repente dei-me conta de que eu existo na totalidade e não na generalidade. E sinto falta de acrescentar nas minhas frases " gosto de estar contigo". Será que isso significa, que a ideia do fim, se tornou mais concreta? ;p Qui ça!
Mas um sorriso, vale mais que muitos detalhes.

9:55 da tarde  
Blogger Maria Arvore said...

Julgo que qualquer que seja a
idade «uma pessoa é mais feliz quando vive para mais alguém, e não para si só.»
Porque a partilha, a troca de experiências nos alimenta mais do que alimentarmo-nos só de nós próprios.

10:14 da tarde  
Blogger heidy said...

Maria, recordas-te da ´nossa conversa sobre pessoas iluminadas? eu acho que se trata mais desse pormenor, ou seja, se tu te conheceres, sabes que és capaz! Desta forma, poderás não só fortelecer o teu eu, como te darás mais aos outros, sem aquela história, do "meu tempo" e coisas assim.

10:21 da tarde  
Blogger António said...

Está magnífico o comment que fizeste ao meu post "Eu gosto de Lisboa!".

Também gostei da análise feita por Hermann Hesse neste teu post.

Jinhos, muitos

10:47 da tarde  
Blogger heidy said...

Assim , vou corar... :) tu não me digas essas coisas!

jituxxxxxxxx barbixa

10:48 da tarde  
Blogger nelsonmateus said...

o kê? à minotaura escreveu algo d "magnifico"???

tenho k ler isso com os meus próprios olhos ...

11:28 da manhã  
Blogger heidy said...

Não escrevi nada! o barbixa exagerou. Ele leu aquilo como amigo, e como tal, fez aquele miminho.

Bejokas

Seu puto... minotaura???? olha quem fala! seu monitouro!!!!

11:30 da manhã  
Blogger nelsonmateus said...

minotauro, gaja!
minotauro!
agora os dois juntos, pra ver se entendes à lição correctamente ... MI-NO-TAU-RO.

capixe?

11:46 da manhã  
Blogger heidy said...

mino (minorca) touro... gostei muito mais desta versão! Seu puto minorca!!!!

11:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Meu avô, aos oitenta e muitos, era uma das pessoas mais jovens que já conheci. Indescritível. Por outro lado, eu já sou diferente: muito certinho, pouco dado a novidades...
O Houdini manda beijos.

5:38 da tarde  
Blogger heidy said...

Pois...tirando a cena de seres um moço precoce... :p
Mas tens razão, existem pessoas com avançada idade, que têm ainda aquela sede de aprender e de viver com as suas experiências, que infelizmente muitos jovens deixam morrer.

6:31 da tarde  
Blogger heidy said...

Ahhhh.... dá os meus agradecimentos ao houdini. E diz-lhe que lhe envio também besos. Vá lá...



!

6:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker