sexta-feira, novembro 11, 2005

Joana...

20 anos para a mãe da moça! Neste caso, como em tantos outros, só tenho uma palavra a dizer: SÓ? sei que jamais deveria dizer isto, até porque tenho a formação que tenho, e não nos ensinam isto na faculdade, onde todos são presumivelmente inocentes, até prova em contrário.

Mas correndo o risco de deixar o meu sentido jurídico de parte, e pôr à frente, o meu senso de bom pater família, acho que merecia muito mais! Se não tinha vocação para ser mãe, não fosse! Teve a opção para tal. A criança não!

Sei que costumo ser muito dura, nestes casos, e cada vez me tornarei pior... porque as situações das quais já fui testemunha, me levam a ter esta atitude. Existem pais, que simplesmente, não possuem o mínimo instinto para tal papel. Só que não assumem, ou não o reconhecem... e quem sofre nestas situações? geralmente a corda parte para o lado mais fraco! E aí meus caros, aparecem crianças com marcas de cigarros; quedas por explicar, ou explicadas de modo atabalhoado; mortes... deste tipo... e a culpa é de quem? morreu de velha. Porque as autoridades deste país preferem em muitos casos não se dar ao trabalho, delegando as suas competências, noutras entidades, que não estando preparadas para tal... dão este resultado.

Estamos no séc. XXI. E têm a coragem de dizer que "pedem desculpa, mas durante a investigação, existiram estes e outros erros... por isso... " não têm desculpa!!!!!

E tantas joanas, que existem por esse país, mundo fora...

19 Comments:

Blogger heidy said...

obrigado pelo elogio! prometo não apagar desta vez. :)

é verdade, estas situações tiram-me do sério. não percebo, porque é que um inocente tem de pagar desta forma. é simplesmente horrivel.

11:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A justiça NÃO é uma lei da vida... terá nexo perguntar se será justo um leão comer uma jovem e inocente gazela? Que não se matem os leões mas que se "erradiquem" os carrascos das Joanas. Eu sou sempre a favôr do diálogo, até com um nazi, mas primeiro dou-lhe um tiro e quando ele estiver estendido no chão, converso calmamente com ele sobre as nossas divergências sociais.

4:45 da manhã  
Blogger heidy said...

Existe determinado tipo de justiça que não entendo. Como é que uma mãe(não falo do tio), que supostamente deveria proteger o ser que saí das suas entranhas, faz este tipo de cenas? Ou sou eu que tenho uma familia atípca, onde sempre colocaram as filhas em 1º lugar, ou algo de errado se passa. Isto mete-me furibunda...

8:03 da manhã  
Blogger nelsonmateus said...

keres apostar k ela sai antes d cumprir os 20 anos!?

12:22 da tarde  
Blogger heidy said...

Sim eu sei... está na lei! Infelizmente!!!!!

12:24 da tarde  
Blogger Ovelha Negra said...

concordo totalmente ctg heidy. É incrível o modo cm a nossa suposta justiça funciona (desculpem se não escrevo justiça com letra maíuscula)! Tenho pena que nestes casos (eu tenho mais formação do k isto...mas é o k me apetece dizer) não os entreguem à população, ou a uma mulher k por mais k tente n consegue ter filhos!
e kuanto áquele tipo...os outtros reclusos k tratem dele...

1:52 da tarde  
Blogger heidy said...

Já ouviram falar do código de honra entre reclusos? :p Pois é! Se não sabem, eu explico: eles toleram, assassinos; pessoas que roubam; dilears...etc... excepto, individuos, que violaram ou pedofilos. Aí, meus amigos, fazem-lhes a vida negra... quando não lhe fazem "a folha".

2:04 da tarde  
Blogger heidy said...

Ah sim... e pessoas que fazem este tipo de crimes, também não toleram lá muito bem.

2:05 da tarde  
Blogger Unknown said...

Eu não sou a favor da justiça popular,mas quando se pensa que pessoas como eles vão para uma cadeia viver durante meia duzia de anos, a comer e beber á custa de quem trabalha, e daqui a meia duzia de anos estão cá fora em liberdade e talvez a porem novas crianças no mundo, é o que apetece fazer...qualquer cadeia para eles é um luxo.
Não consigo entender como alguém que se diz mãe pode agir desta forma...chamar a esta mulher "mãe" é ofender as mães do mundo...eles nem de animais podem ser chamados, pk até os animais protegem as suas crias...

8:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Plantei" mais um comentário no teu post "Moon Shadow" (Total 31)sobre a História... (a nossa história ainda agora começou, mas promete...)

12:03 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Realmente... Até já tá provado que, psicologicamente, não é instinto gostar dos filhos... há muitos casos em que não acontece, este foi apenas mais um...

1:41 da manhã  
Blogger mfc said...

Há Joanas demais para que possamos ficar indiferentes perante estas situações.
Já que andamos os dois por lá (pelos tribunais) uma pergunta: ainda acreditas na justiça? Pois eu não!

5:37 da tarde  
Blogger heidy said...

:) Pois mfc... por alguma razão, eu começei a ficar desiludida com o curso. E tu sabes, o que se passa por lá... não me consigo rever nessa atitude. Fiz um exame de consciência, e não consigo imaginar-me perante atitudes deste tipo, seja na parte de acusação, seja na parte de defesa... jamais iria ser imparcial. por isso, prefiro estar num sitio, onde realmente possa ajudar, e dessa forma, sentir que estou afazer algo, não digo que faço muita coisa, porque o meu trabalho é apenas uma gota neste oceano. Falta tanta coisa...

11:19 da tarde  
Blogger heidy said...

Minina cruzeiro.
Admiro,quem afirma que não deseja ser pai/mãe, Porque tomaram a posição de plena consciência. Agora, condeno sim, quem sabe, que não tem a minima vocação, e vai para a frente com a situação. Acho uam falta de desumanidade, por parte de quem produz um filho, e não os trata como tal. Ninguém é objecto de ninguém! Todos têm direitos e deveres para exercer e cumprir.

11:24 da tarde  
Blogger heidy said...

hánhuca vou cuscar.... :p

11:25 da tarde  
Blogger Unknown said...

Por vezes as circunstancias da vida fazem-nos mudar heidy...eu sempre disse que ser mãe não estava nos meus planos, ser mãe para mim era abdicar de tudo, e isso era algo para que eu não me sentia preparada, no entanto em Março de 2002 engravidei, não foi uma coisa planeada, não era uma coisa desejada, pra mim foi um choque saber que estava grávida, até porque tomava a pilula e nada fazia prever que isso pudesse acontecer...depois de muito ponderar optei por seguir com a gravidez, a minha vida mudou radicalmente, passei a viver em função da minha filha, e hoje quando olho para ela, quase com 3anos, vejo que foi a melhor decisão que alguma vez tomei.

9:25 da manhã  
Blogger heidy said...

:) Então tenho razão moça! Tu tiveste essa menina, com consciência plena do que querias. Assumiste o teu papel, ainda que de forma inesperada.

11:56 da manhã  
Blogger Unknown said...

Quando se tem um filho não se pode decidir depois de o ter, que afinal não temos o tal instinto paternal...um filho é para toda a vida, mas há quem não pense nisso, se não não haviam tantas crianças mal tratadas, abandonadas, etc...

7:39 da tarde  
Blogger heidy said...

:p Disseste tudo! :) Apenas vou assinar em baixo. Posso?

9:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker