quinta-feira, setembro 29, 2011

Reflexões...

Hoje, ao conversar com um amigo que teve um acidente há 2 anos... onde ficou bi-amputado, ele dizia-me que a vida dele mudou radicalmente. Perdeu tudo o que tinha tido anteriormente. Rapaz giro, com sucesso entre as moças... fazia figuração... estava a aprender uma profissão... e num momento... num segundo... a bolha rebentou.
Quando o conheci, tinha passado menos de um ano do que lhe aconteceu. Ainda estava sem fazer fisioterapia. Protegido entre a familia e as paredes do hospital... o seu novo mundo, estava cá fora. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam... ele tem vencido... batalha a batalha... actualmente, é desportista federado de canoagem adaptado... futuro paraolímpico (aposto)... com uma garra... uma força.... que dá lições de vida a quem pensa que tem muitos problemas. Tenho aprendido imenso com ele. :) E nisso tenho sorte. Cada pessoa que entra na minha vida... na minha realidade.... trás algo... de bom... de positivo. Tira-me o chão, onde normalmente piso... com segurança.... e obriga-me a olhar para outros lados. Gosto disso. Mete medo. Por vezes, estão fora do nosso hábito. Não se assemelham a nada do que fomos conhecendo.... mas.... não será isso uma excelente oportunidade para crescermos enquanto pessoas? enquanto seres humanos? o facto de só olharmos para o nosso espelho.... para a nossa porta... para o nosso caminho.... não faz com que depois fiquemos limitados a nós mesmos... de dentro para fora.... e de fora para dentro? como podemos comparar? como podemos escolher o que desejamos? o que queremos? se nos habituamos sempre ao mesmo.... em looping....
A vida tem mil portas... e 5000 mil janelas. Entra luz... sai energia....
Tenho pena. Do quê? do facto de que por vezes, não estamos alertas... ou melhor dizendo, bloqueamos esse estado de proposito! Seja qual for a razão... que na grande maioria do tempo nem interessa... o objectivo final é a libertação! O voar... o deixar ir determinadas coisas... que estavam no patamar mais alto... e que se calhar até nem eram assim tão importantes... apenas... e tão só.... modos de nos enganarmos. O meu amigo descobriu isso há 2 anos. O que ele tinha por verdadeiro... por seguro... partiu-se em pedacinhos no segundo em que a mota deslizou de forma errada. O que ele é hoje? um grande amigo! Uma pessoa tolerante. Simples. O que ele não olhava naqueles tempos... passou a ver com atenção... através do seu coração. Perdeu duas pernas... mas ganhou uma nova vida. Uma nova força que ele próprio não tinha conhecimento. Um novo sentir! E no fim? o que é importante para ser feliz? :)
eXTReMe Tracker