sexta-feira, novembro 25, 2005

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.


Assinala-se hoje o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Para além do espancamento, violação e discriminação sexual, a ONU alerta para os novos contornos do problema, como a disseminação da Sida.

sic

(in Sapo)

8 Comments:

Blogger Unknown said...

As mulheres na sua grande maioria continuam a ter receio de dar a cara, de dizer que são agredidas. Enquanto não o fizerem os esforços de apoio vão ser sempre em vão. Há que dar a cara, há que não ter medo de dizer um basta!

11:34 da manhã  
Blogger heidy said...

Concordo! Mas também não te esqueças, que ao dar a cara, muitas vezes, passam de vitimas a "criminosas". A sociedade ainda tem uma mentalidade punitiva, para estes casos. O que está de todo errado! Ninguém quer; ninguém deve... ser agredido e culpado desse comportamento. É essa a lição que se deve retirar desta questão.
Acho incrivel, que alguém descarregue as suas frustações em cima de outro ser,e ainda tenha a grande lata de dizer que essa pessoa estava a merecer. Bate e inflinge o sentimento de culpa. É com isso que as vitimas vivem e sobrevivem... é aí que os responsáveis pelas entidades competentes, têm de actuar. Ainda bem que a ideia de afastar a vitima de casa está a alterar-se. Actualmente, quem é afastado, é o agressor (ou deveria ser). mas quantas vezes, não ouvimos falar de casos de mulheres, que tiverem de se esconder, por causa da sua vida estar em perigo?

11:51 da manhã  
Blogger webisomem said...

Este deveria ser o dia do cobarde, penso que teria outro impacto.
Cobardia é, em resumo, aquilo que leva alguém a abusar de outro mais frágil.
Como alguém dizia hoje, o homem é o único animal que agride a femea da sua espécie...

3:05 da tarde  
Blogger heidy said...

Pois... mas acontece! e temos de falar. Não sou apologista do enviar as coisas para debaixo do tapete, como se não existisse este tipo de problemas. É isso que me irrita! Fale-se! Talvez desta forma possamos ajudar alguém que tem problemas de violência ou mesmo pessoas que agridem. Elas também têm problemas... e temos de "curar" os dois lados.

3:22 da tarde  
Blogger Unknown said...

Alguém que agride tem sem duvida uma grande problema!...um grande complexo de inferioridade, e só sabe lidar com isso agredindo quem é mais fraco fisicamente, é uma forma cobrade de demonstrar poder...´
Concordo quando dizes que é necessário falar, pelo menos as pessoas agredidas sabem que há quem as possa ajudar.

7:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

...a violência doméstica não tem só um sentido...é multidirecional...e terá que ser combatido em todas as suas frentes e não numa em particular...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt e http://mprcoiso.blogs.sapo.pt

4:49 da tarde  
Blogger Maria Arvore said...

É preciso é falar como dizes Heidy!...
Gostaria apenas de acrescentar que a violência e a descriminação podem não ser apenas físicas mas também psicológica. E do que conheço, é muito difícil na nossa legislação provar a violência psicológica. E dada a morosidade da justiça, vivem-se filmes de terror até à solução do caso depois de apresentada queixa.

8:29 da tarde  
Blogger heidy said...

Nem mais moça! O que está à vista dá-se como prova. Mas o mais ocmplicado, é o comprovar as sequelas psicológicas... essas custam mais a sarar, e as "feridas" são bastante mais profundas.

9:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker