quarta-feira, junho 23, 2010
segunda-feira, junho 21, 2010
O que me faz falta neste dia?
http://www.youtube.com/watch?v=zrOA7dLyZlM&feature=player_embedded#!
domingo, junho 20, 2010
Esta é daquelas....
terça-feira, junho 15, 2010
segunda-feira, junho 14, 2010
Ainda vou a tempo!
quinta-feira, junho 10, 2010
Troca de experiências...
A quem interessar...
Primeiro vou desmistificar algumas ideias...
- Cataratas não aparecem somente na malta mais velha...
- Hipersensibilidade à luz natural não é uma coisa que se deva descuidar...
- Cuidado com algumas opiniões médicas... nem sempre o que parece... não é...
História:
Desde pequena que me queixo da extrema sensibilidade à luz solar. Primeiro diziam que era por ter os olhos claros... mas com o andar dos anos a coisa foi piorando ao ponto de não conseguir andar sem os óculos escuros. Era um objecto de primeira necessidade. Em 2003, fui das pioneiras a fazer a operação de correcção da miopia. A melhor coisa que fiz até hoje. Mas.... a hipersensibilidade... piorou. Não sei se notei ainda mais porque já não tinha os óculos... ou se foi consequência da operação. Aposto mais na segunda.
Os anos passaram... e... a coisa agravou-se. Há cerca de 2 anos, comecei a ter dificuldades no que diz respeito a adaptação na mudança dos vários tipos de luzes.... já não só na rua... mas em casa... e foi piorando. a noite era terrível, porque o conduzir começou a ser penoso... até que há uns meses só conduzia a horas que eu sabia que não ia estar muito trânsito... e há cerca de meio mês parei de o fazer. Já não sentia em condições para tal.
Meus caros. estamos perante sintomas de cataratas. E num grau bastante avançado. Não é congénito. Pelo contrário. A médica disse-me que actualmente era habitual, e cada vez vai aparecer mais pessoal. Nãos e podem dar causas concretas... o último recurso é operar. Eu fiz isto esta semana. Ao olho direito. Para a semana vai ser ao esquerdo. É uma coisa simples. Anestesia local. Desfazem o cristalino e depois colocam uma lente no lugar do mesmo e fica o caso resolvido. Nada de bichos-de-sete-cabeças. Neste momento, ando a tomar gotas e mais gotas e mais gotas que me deixam num estado de sonolência logo a seguir... não posso baixar a cabeça... por isso prefiro estar em repouso para não fazer porcaria. E ando de óculos escuros. Só isto! :)
Deixo uns avisos...
- Cuidado com os colírios que se usam sem prescrição médica.... Podem conter soluções corticoides....que prejudicam e conduzir a uma catarata;
- Ter em atenção as inflamações nos olhos... mal curadas... idem idem aspas aspas em relação ao resultado do primeiro aviso.
Ter saúde é um bem! Podemos ter tudo no mundo... dinheiro... amor... tudo aquilo que sonhamos.... mas basta não ter o primeiro item... que nada nos vai fazer feliz. Ah sim... e dinheiro ajuda! Claro!!!! Porque só o facto de estar inserida dentro de um bom sistema de saúde ajudou a que não estivesse metida no banco de esperas.... o que acho uma vergonha. Apensar de me ter ajudado a mim... não percebo... cada olho demora em média 15 minutos para se regularizar a situação... meia hora por doente... não entendo como é que existem estes números nas devidas listas de cada hospital. Refilo, porque só eu sei o quanto sofri com este problema. O não ter autonomia... o facto de no fim já nem conseguir ir a lado nenhum sem ajuda extra é horrível!
Por último... uma mensagem para duas pessoas que me são especiais.
S e R:
Obrigado! Mesmo que não vos tenha contado tudo o que se estava a passar comigo, eu sabia que podia contar com vocês. Sempre soube!!! O vosso sorriso deu-me muita força. Só o facto de vos ter ao meu lado... já é importante! :)
Um beijinho do tamanho do mundo para todos aqueles que estão lá... são poucos, mas são especiais. As minhas estrelinhas! :)
Etiquetas: catarata, Clinica da reboleira cataratas, dona Ana Leira, hioersensibilidade à luz solar
domingo, junho 06, 2010
sexta-feira, junho 04, 2010
Caras damas e nobres cavalheiros,
Et voila...