quinta-feira, junho 30, 2005

lua vs mar Posted by Hello

4 LoNgOs DiAs......

Como correu?

Mais ou menos bem... mas foi porreiro. Ora vejamos: o cortejo foi como previsto, já as marcações, nem por isso (fugiram); enquanto dançava, chorei que nem uma desalmada. E porquê? vá perguntem-me! Simplesmente porque sou alérgica a determinados componentes, um deles é o daquele fumo que aparece em alguns espéctaculos... pois é... e hoje também lá estava presente. Resultado? choreiiiiiiiiiiiii choreiiiiiiiiiiiiiiiii... e voltei a chorar.... ao ponto de quase me enganar porque não conseguia ver nada. :( Mas, acho que o publico gostou. Pelo menos, vieram fazer montanhas de perguntas, sobre os fatos; grupo, etc. O mais giro foi a parte final, nunca nos aconteceu aliar o teatro com a dança, apesar de termos de manter uma postura mais sóbria, própria de nobre renascentista, tivemos todos de dar ao cava, de uma forma artistica. Foi muito engraçado.

quarta-feira, junho 29, 2005

O aborto, essa questão tão séria e que tantas pessoas levam a brincar...

Sou mulher assumidérrimaaaaa, e enquanto tal, não percebo o porquê de tanta controvérisa sobre a questão. A minha opinião sobre o assunto, varia de caso para caso. É óbvio, que não defendo a ideia de tornar o aborto um método contraceptivo. Mas, aproveitar esta questão para se fazer dinheiro, é grave! muito grave!!!!
Alguém me explica o porquê de nos hospitais não se respeitar a legislação vigente, em nome de uma objecção de consciência? e não me venham com cantigas de que todos os médicos têm essas ideias. Conheço demasiado bem essa classe para ser enganada.
Juro que cada vez tenho menos vontade de ligar a tv. O que ouvi ontem, deixou-me de tal forma revoltada, que só me deu vontade de ir lá e espetar dois galhardetes naqueles gajos! A começar pelo governo que compactua na encenação. Andam a dizer para apertarmos o cinto, que não existe dinheiro para isto e para aquilo, e depois dizem que vão pagar a clinicas privadas para fazer os tais abortos que estiverem de acordo com a lei. O que hei-de pensar disto? Ninguém se lembrou de dizer, que os médicos que têm clinicas privadas, são os mesmos que trabalham na sua grande maioria nos hospitais publicos. DUHHHHHH Afinal aqui existe ou não objecção de consciência? estranho....
Já não basta sermos violadas; podermos ter doenças que nos impeçam de termos filhos; fetos com problemas sérios, que irão evitar que tenham uma vida dita normal; falta de apoio familiar; etc... ainda temos de aturar pessoas incompetentes, que pensam mais no seu bolso do que na realidade que lhes aparece à frente. É duro... muito duro...
Lembram-se de um caso que aconteceu há alguns atrás, entre uma menina irlandesa, que tinha sido violada com 9 anos e como consequência tinha ficado grávida? A igreja não queria de modo nenhum que ela abortasse; e o estado idem. O que fariam se essa situação ocorresse com voçês? Iriam seguir as indicações deste governo? okis, mais listas de espera... se existem para outros casos mais simples, porque não para isto?
Entretanto mais mulheres se sujeitam ao capricho das ordens dos ditos médicos: "desculpe não posso ... é contra a minha religião ". Gostava de estar na pele de um senhor destes, que tendo dito horas antes esta frase, atende mais tarde nas urgências, essa mesma mulher em estado critico, chegando talvez a morrer. Como ficará a sua consciência? também ficará em objecção? Terei eu escrito que gostava? era somente para ver a reacção dele. Depois sorria-lhe e libertava-me. Afinal gosto de dormir à noite com a cabeça no meu travesseiro, com a certeza que tentei fazer tudo certo...

Boa Socrates, esta foi de mestre!!!!

Velha questão

Tudo gira, começa e parte do mesmo ponto...

Tenho andado a ler uns blogs, e o mais giro, é que , quando dou uma espreitadela para a lista de blogs por eles lidos, vejo quase sempre os mesmos nomes. Cheguei á conclusão que a blogosfera é mesmo um mundo, não tão grande como poderia parecer. De qualquer forma, tem sido bastante interessante.

Agora falando noutro tema. Alguém me sabe dizer onde poderei encontrar a revista "tempo"deste mês? Está esgotada por estas bandas. :( Axim num bale....

Bjos da nina semi-adormecida

terça-feira, junho 28, 2005

O friozinho na barriga já começa a agravar-se querendo libertar-se

Uma nostalgia invade-me nesta altura. Sentimentos estranhos de recordações de momentos que outrora aconteceram. O zanzar do dia a dia vai acumulando cansaço, uma ansia de sair daqui para fora, de ver coisas novas, sons, rostos estranhos e nada banais.
Chego cansada, atiro a mala para um canto, pego na chave da arrecadação e desço as escadas. No meio de tanta tralha, a um canto abandonadas estão as mochilas, os sacos cama, os colchões e todo o material que de tanto, quase se torna inutil. Juro, que andei a pensar nisto desde manhã. Revi mentalmente a longa lista do que terei de fazer. A roupa que irei levar; a comida que teremos de comprar... dar um ponto ou dois no velhito saco cama; o ano passado a tenda rasgou-se um bocadinho... mais um problema que vou ter de resolver . Fora de mim as coisas continuaram a ser a mesma coisa. A mesma senhora idosa sentada no banco da frente, queixando-se das costas e dos ossos; o senhor tentando não bocejar, escutando-a delicadamente; ao meu lado o eterno par enamorado, acho que se conheceram há uns cinco anos... observei sem querer os primeiros olhares, o beijo timido por eles dado num dia de chuva... meras coincidências; falta uma senhora... ouço uma conversa entre duas amigas dela, afinal não vai chegar atrasada - faleceu vitima de cancro- lamento-o, depois de sete anos a fazer aquele percurso, ela tinha sempre um sorriso amigo de boas vindas, quando me via chegar. Ou seria impressão minha?
Dentro de mim... perdura, este tal sentimento de que está quase, essa distância temporal horrivél... que nos faz continuar no nosso caminho durante mais algum tempo, até termos oportunidade de fugir da nossa resumida realidade.. até lá... vou fazendo listas mentais, observando pares enamorados, velhotas semi doentes; conversas do dia a dia.... no eterno 29.
Pego nas coisas do tal canto escondido, fecho a porta, e subo as escadas com um grande sorriso. Terei muito trabalho pela frente, mas vai valer apena.


px- Não liguem, ideias doidas de quem quer partir... sim...a lista já não precisa de ser revista! :) Tenho de arranjar uma nova actividade.

bjokas e até amanhã

Máscaras..

Estive a reler o meu blog, e por vezes parece-me tão futil. É como se quisesse preencher um espaço com algo, sem ser verdadeiramente importante. Como é que eu consigo dizer determinadas coisas noutros sitios, e aqui fico-me por isto? o tal fugir para não ter de pensar em retornar sem grandes confusões? aqui sinto um vazio... um enorme vazio.

Não faltar!!!

Cá estou eu para vos convidar a dispor do vosso tempito em prol de uma actividade que se irá realizar no dia 29 de Junho (dia de S. Pedro: Feriado municipal). Terá como tema a evolução do papel de Sintra nas mais variadas épocas. Esse espectáculo será organizado pelo grupo Utopia e terá a participação do Grupo Danças com História, tendo o seu inicio por volta das 21:30 no exterior do palácio da vila (perto da piriquita, do Café Paris, ou seja, mesmo no centro da vila, logo a seguir à volta do duche).
Desde já agradeço a vossa comparência e deixo os meus votos para que se divirtam.
beijokas
Adelaide/heidi
px- depois podemos ir comer uma sardinhada em S. pedro e beber uma bela de uma sangria. :)
(sei k isto foi copy e paste do mail que enviei à maior parte do pessoal, mas não tive tempo para fazer outro convite, lamento)

domingo, junho 26, 2005

Dia internacional contra a tortura

Stephan Zweig, o grande pensador judeu, nascido na República Tcheca e que se refugiou no Brasil, fugindo da perseguição nazista, escreveu que "até a mais pura das verdades constitui um pecado contra o espírito quando imposta pela violência".


Estive à procura de imagens e de outro tipo de material para colocar aqui, e fiquei espantada com a enorme quantidade de relatos que encontrei. Não percebo. O que faz um ser humano ter a capacidade de fazer isto a outro ser humano? se vissem algumas expressões faciais que encontrei por parte de torturadores, meu Deus!! Puro prazer. O sentir que a outra pessoa está ali, indefesa, humilhada. Faz pensar no quanto estamos protegidos no nosso mundinho hipócrita.
Como é fácil fechar os olhos, para ter a ilusão de que não se passa nada à nossa roda; ou pensar, que afinal quem está na porta ao lado se encontra numa situação bem pior do que a nossa, por isso, tudo está bem.
O que nos separa dos seres ditos irracionais? sempre me disseram que era a capacidade de exprimir emoções, o ser capaz de anular um "pouco" o instinto, em prol do pensamento. Até aqui estou de acordo. Mas o que hei-de pensar, quando vejo imagens, relatos, de civilizações semi-destruidas; de crianças torturadas (pedofilia estando também incluida); mulheres e homens maltratados? eu sou uma mera mortal, acho que nunca vivi uma situação extrema, por isso admito que não sei o que faria se algo desta porpoção me atingisse.
O mais incrivél, é que andam a apontar o dedo a este ou aquele país ou ditador, esquecendo que todos temos telhados de vidro, e muitos traumas por resolver, isso sim é grave. Ninguém admite a culpa, preferindo empurrar a questão para debaixo do tapete, fingindo uma cara de admiração quando algo vem a publico.

Despeço-me deixando duas imagens de prisioneiros iraquianos torturados e humilhados. Um deles apareceu mais tarde noutra foto morto.



Artigo 243º
Tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos
1 - Quem, tendo por função a prevenção, perseguição, investigação ou conhecimento de infracções criminais, contra-ordenacionais ou disciplinares, a execução de sanções da mesma natureza ou a protecção, guarda ou vigilância de pessoa detida ou presa, a torturar ou tratar de forma cruel, degradante ou desumana para:
a) Obter dela ou de outra pessoa confissão, depoimento, declaração ou informação;
b) A castigar por acto cometido ou supostamente cometido por ela ou por outra pessoa; ou
c) A intimidar ou para intimidar outra pessoa;
é punido com pena de prisão de 1 a 5 anos, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal.
2 - Na mesma pena incorre quem, por sua iniciativa ou por ordem superior, usurpar a função referida no número anterior para praticar qualquer dos actos aí descritos.
3 - Considera-se tortura, tratamento cruel, degradante ou desumano, o acto que consista em infligir sofrimento físico ou psicológico agudo, cansaço físico ou psicológico grave ou no emprego de produtos químicos, drogas ou outros meios, naturais ou artificiais, com intenção de perturbar a capacidade de determinação ou a livre manifestação de vontade da vítima.
4 - O disposto no número anterior não abrange os sofrimentos inerentes à execução das sanções previstas no nº 1 ou por ela ocasionados, nem as medidas legais privativas ou restritivas da liberdade.


Artigo 244º
Tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos graves
1 - Quem, nos termos e condições referidos no artigo anterior:
a) Produzir ofensa à integridade física grave;
b) Empregar meios ou métodos de tortura particularmente graves, designadamente espancamentos, eletrochoques, simulacros de execução ou substâncias alucinatórias; ou
c) Praticar habitualmente actos referidos no artigo anterior;
é punido com pena de prisão de 3 a 12 anos.
2 - Se dos factos descritos neste artigo ou no artigo anterior resultar suicídio ou morte da vítima, o agente é punido com pena de prisão de 8 a 16 anos.
Artigo 245º
Omissão de denúncia
O superior hierárquico que, tendo conhecimento da prática, por subordinado, de facto descrito nos artigos
243º ou 244º, não fizer a denúncia no prazo máximo de 3 dias após o conhecimento, é punido com pena de prisão de 6 meses a 3 anos.
in, Código de de Direito penal Português
Preâmbulo
Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo;
Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do homem conduziram a actos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade, e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta aspiração do Homem;
Considerando que é essencial a protecção dos direitos do homem através de um regime de direito, para que o homem não seja compelido, em supremo recurso, à revolta contra a tirania e a opressão;
Considerando que é essencial encorajar o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações;
Considerando que, na Carta, os povos das Nações Unidas proclamaram, de novo, a sua fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor da pessoa humana, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, e se declararam resolvidos a favorecer o progresso social e a instaurar melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla;
Considerando que os Estados membros se comprometeram a promover, em cooperação com a Organização das Nações Unidas, o respeito universal e efectivo dos direitos do homem e das liberdades fundamentais;
Considerando que uma concepção comum destes direitos e liberdades é da mais alta importância para dar plena satisfação a tal compromisso:
A Assembleia Geral
Proclama a presente Declaração Universal dos Direitos do Homem como ideal comum a atingir por todos os povos e todas as nações, a fim de que todos os indivíduos e todos os órgãos da sociedade, tendo-a constantemente no espírito, se esforcem, pelo ensino e pela educação, por desenvolver o respeito desses direitos e liberdades e por promover, por medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação universais e efectivos tanto entre as populações dos próprios Estados membros como entre as dos territórios colocados sob a sua jurisdição.
torturas2 Posted by Hello
torturas1 Posted by Hello

sábado, junho 25, 2005

E cá tou eu renovadas as forças da noite anterior...

Que vos posso dizer? que esta noite valeu a pena ir ao mercado da ribeira? SIM; Que ainda bem que não fui com o resto do pessoal ao bairro alto para andar ás voltinhas? sem sombra de duvidas!; Pois é pois é...
Como tinha divulgado num post há uns dias atrás, realizou-se esta noite no mercado da ribeira um espectaculo com um grupo português que se chama "DAZKARIEH". Com muita gaita de foles, Didjeridoo, Bouzouki Irlandês, percussões, Cajon, Darabuka, Riqq, Bendir, Tar, Adufe, etc. Foi muito giro. Pelo meio ficaram as danças europeias tendo o auxilio da Mercedes (monitora) e uns quantos enganos (meus e da sofia). Por São baco nem imaginam o quanto nós nos rimos, quer dizer, só fazemos é confusão (como sempre!). A pobre da Mercedes houve uma altura que deve ter pensado que a estavamos a perseguir, nós não temos culpa, apenas não estavamos a atinar com as danças. :)
Estavamos inspiradas para inventar, não para dançar. :) E peço desculpa aos que foram vitimas dessa veia criativa. ;) Para a próxima prometo não pisar tantos pézitos (ao menos não dei um estalo a uma moça como acontecu por lá).
bejokas e bfs e votos de que se portem mal mas com juizo.
pxd- Falta uma semana e três dias (contagem decrescente)

Ai as minhas cruzes... Existe algum voluntário para uma massagem?

Estou cansada, mas diverti-me à brava. Amanhã eu conto. Hoje estou imprópria para consumo. :)

sweet night

quinta-feira, junho 23, 2005

Este post tem a ver com um mail que me enviaram... como já estou farta de fazer este teste, vou imortalizá-lo aqui... :) desenvencilhem-se!

Se eu fosse ?Eu simplesmente seria...
um mês: Maio (pois tá claro) ou Dezembro( xanta klaus!)
um dia da semana: Segunda (domingo não é dia, é feriado)
uma hora: 7:40h :)
uma estação do ano: Primavera (adoro ver as flores a despontar, os passarinhos a esvoaçar alterados ...)
um objeto: Um livro
uma bebida: água (podem estar crianças a ler) ou uma bela.. poncha... etc (embora não aguente nem meio copo, fica a intenção)
uma pedra: Turqueza
um instrumento: Violino ou gaita de foles... sempre queria ter a sensação de assoprarem e dedilharem com aquela destreza.. ( ups.. sory)
uma cor: Azul ou violeta (sempre a mesma indecisão, lamento)
um animal: Águia (ah poisssssss! e mai nada)
uma árvore: hum... deixem ver... esta tá complicada... a unica que me recorde tem a ver com a que tenho mesmo em frente ao meu quarto... uma bela nespereira, que muito já me fez jeito)
uma flor: Orquidea (acho linda)
uma expressão: Um sorriso maroto
um gesto: O Abraço e atrás vinha um beijo
uma palavra: Amor
um doce: hum... aqui fui entalada, existem tantos, mas vou começar por um que me deixou saudades, ou seja, o belo chocolate quente com quilos de chantily e uns pozitos de canela (muita, tá claro), sendo a ementa completada com dois paus de chocolate barra ... ai ai
uma fruta: cereja... sem sombras de duvidas
uma brincadeira: neste momento o grande jogo é do uno, lembrei-me de outro, mas lá vinha o sorriso maroto atrás...
um personagem/quadrinhos: mafaldinha (aquela miuda era montes de parecida comigo quando eu era criança).
um personagem/animação: deixem ver... bem... sinceramente? a minha personagem cómica favorita, neste momento: sou eu, durante as minhas aulas de condução...
uma matéria: História
uma fase da vida: Liberta-te de ti mesmo e serás feliz!
um pecado capital: Gula e não só
uma pessoa: Eu
uma profissão: Astronauta :) Queria ir à lua e voltar
uma nota musical: Miiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Miiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
uma música: "Sozinho" do grande Caetano Veloso (corro muitos estilos, mas esta é como regressar acasa, não me canso daquela voz doce)
um livro: "Conversas com Deus 1" (ultrapassando a parte do incicio
um filme: Mar adentro
uma frase "Quem quer faz, quem não quer manda"
um perfume/ essência: Sandalo
uma roupa: isto é q n posso responder, visto-me conforme o meu humor.
uma jóia: Não uso muitas, mas as que uso têm um significado para mim. A que eu mais gosto? hum... o meu anel em forma de cobra (sim já sei o que vão dizer aqueles que me conhecem bem: "estava-se mesmo a ver!")
um carro: Carocha sem duvida nenhuma! adoro aquele carro, e quanto mais antigo mais bonito é.
uma cama: a feita no meio de um bosque, com o céu como tecto e a lua por companheira (é lindo!)
um enfeite: lá vem a parte da arvore de natal e as suas fitas
um quadro: Algo que me dê paz.
um pensamento: depende do momento e da disposição. As senhoras têm um ligeiro problema: só estão no seu estado normal uns cinco dias por mês, por isso, é normal que estejam alteradas.
um lema: Aprender com as coisas más, mas vivendo o hoje em todo a sua plenitude, para ter um amanhã realizado sem pensar em como seria "se". :)

26 de Junho Dia internacional contra a tortura


26 de Junho
www.sociofonia.net/aced
Dia Internacional Contra a Tortura
Evocação, 25 de Junho - Sábado

10.00 horas - Estratégias de organização de acções cívicas para reclamar ao Estado português a subscrição e ratificação do Protocolo Adicional
Presenças confirmadas de representantes da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP), do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), da Associação Sindical da Guarda (ASG/GNR), da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC/PJ) e da Associação Unidos de Cabo Verde, do SOS Racismo, da Associação Contra a Exclusão pelo Desenvolvimento (ACED), do Colectivo de Solidariedade Mumia Abu-Jamal (AMA-J), da Opus Gay, do Colectivo de voluntários Indymedia Portugal, da Sociofonia – informação para todos, da Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV), da Comunidade Romena e Moldava, da Solidariedade Imigrante
13.00 - Declarações públicas
Dr. António Marinho e Pinto ex-candidato a Bastonário da Ordem dos Advogados
Dr. Eurico Reis Juiz Desembargador
Eng. Simões Monteiro Presidente da secção portuguesa da Amnistia Internacional
ISCTE - AUDITÓRIO B2.03
(Av Forças Armadas, por detrás ao "Castelinho de farmácia" - Lisboa)
Contra a tortura!
É já possível estabelecer diagnósticos precisos sobre o significado da revolução neo-liberal em curso. Um deles é a reorganização da Justiça, tanto nas suas finalidades como nos seus recursos. Tanto nos seus objectivos sociais como nas suas garantias éticas e políticas.
As políticas securitárias têm revelado a fragilidade dos Estados face à injustiça social e económica, e o desrespeito pelo direito internacional afocinhou na ilegitimidade da força bruta. O mundo velho da ex-nova economia ameaça, armado até aos dentes, o mundo da razão e do Direito que a era moderna prometeu. A esperança do Direito de aplicação universal cede lugar à competitividade da relação de forças conjuntural. Cresce o gosto de classificar como inimigos os perdedores, os incapazes e os adversários.
Também em Portugal se fazem sentir estas contradições. Por exemplo, quando se reconhecem paulatinamente direitos de orientação sexual e reprodutivos e se limitam direitos aos imigrantes; ou quando se estabelecem direitos às mulheres e às crianças e se desprotegem as famílias e jovens em risco, a quem se negam serviços sociais adequados. Contradições também evidentes quando se observa a população prisional, agarrada aos tráficos e vícios que determinou a sua clausura forçada, mas agora à sombra do Estado e da irracionalidade.
A reforma prática da Justiça não se fará contra os operadores judiciários. Mas também não se fará democrática e socialmente justa sem os operadores sociais que contactam com o pilar judicial da nossa soberania. É neste âmbito preciso que um conjunto variado de organizações decidiu juntar esforços para evocar o Dia Internacional Contra a Tortura (26 de Junho) com vista à organização de iniciativas conjuntas para que o Estado estabeleça, tão rapidamente quanto possível em Portugal, as medidas preventivas previstas no Protocolo Adicional à Convenção Contra a Tortura da ONU.
Resistir ao neo-liberalismo não chega: trata-se de desenvolver alternativas práticas e de trazer aliados para a luta pela moralização das sociedades. Isto é, pela valorização das boas práticas do Direito e da intervenção cívica democrática racionalmente organizadas e consequentes.
Lisboa, 21 de Junho de 2005
A Direcção da Associação Contra a Exclusão pelo Desenvolvimento
ACED integra a Comissão Organizadora do Dia Internacional Contra a Tortura

Dia 26 de Junho de 2005


Convite/desafio

Exmo(a)s Senhor(a)s,


A Associação Contra a Exclusão pelo Desenvolvimento (ACED, URL: http://home.iscte.pt/~apad/ACED/ficheiros/tortura.html) pretende assinalar o Dia Internacional Contra a Tortura, 26 de Junho, em Lisboa, propondo aos portugueses e às suas instituições que desenvolvam os esforços necessários para aprovar, ratificar e pôr em prática as orientações já aprovadas pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas para este início de século, no Protocolo Adicional à Convenção Contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos e Degradantes, que Portugal ratificou.
Quer isto dizer, trocados por miúdos, que se espera que, tão brevemente quanto possível, as práticas de prevenção da tortura adoptadas a nível internacional, de visitas e relatórios sobre as práticas de tortura nos estabelecimentos estatais, possam ser complementadas e aumentadas por instâncias nacionais apropriadas, portanto com carácter independente relativamente a correntes partidárias ou confessionais, bem como face a interesses empresariais no sector.
Cabe aos europeus, e também aos portugueses, realizar na prática a vontade declarada de respeito escrupuloso dos Direitos Humanos que gostamos de reclamar. Isso não se fará sem o cumprimento dos procedimentos legais internacionais. Mas, entretanto, havendo vontade política e moral, nada impedirá que os preceitos previstos no Protocolo Adicional não possam ser accionados de imediato, independentemente dos demorados protocolos da ONU.
Nada mais apropriado para assinalar o Dia Internacional Contra a Tortura (DICT) do que estimular a opinião pública portuguesa para que se pronuncie sobre o assunto. Por isso, nos dirigimos a si, convidando-o a estar presente, no sábado dia 25 de Junho de 2005, véspera do DICT às 10 horas da manhã, no Auditório B2.03 (1º Piso / Edifício II) no ISCTE, Av. Forças Armadas em Lisboa.
No programa, ainda em construção, estão previstas duas partes:
Debate sobre as estratégias de prevenção contra a tortura e a organização de um colectivo de associações e personalidades em torno de um programa de acção cívica nesse sentido, até às 12:30;
Declaração pública comemorativa do DICT, às 13:00, com a convocação da comunicação social.

A Direcção


quarta-feira, junho 22, 2005

Xiçaaaaa que calor!!!!

Já ando a queixar-me que está calor quase desde o suposto inverno. :( A minha primavera teimou e não veio, e moi que aguente! Assim não vale. :(

Dia 4 lá vou eu...

terça-feira, junho 21, 2005

Um convite que nos chegou para esta sexta. Que tal? se estiver melhor da minha bochecha, lá bou eu.

OLÁ BAILONAUTAS!
ELE AÍ ESTÁ E VAMOS CELEBRAR A SUA CHEGADA com supra noites de danças do Mundo!

Não percam as primeiras grandes festas de Verão
no Mercado da Ribeira já esta semana!

6ª feira, 24 Jun, 22h30, MERCADO DA RIBEIRA
MÚSICAS DO MUNDO
1 Noite - 1 entrada - 2 Salas - 2 Festas
2 Grupos ao vivo - 6 Selector's - 2 dj's
Concerto - Baile de Danças Europeias - Festa Reggae
O regresso das noites europeias e do Reggae à Ribeira em duas festas, uma entrada única (5 euro) e cerveja a 1 euro.
SALA 1 - 22h30 EUROMUNDI
Nesta sala vamos ter uma parte inicial de danças europeias seguida de concertos/bailes/desbunda (EURODANCERS VENHAM CEDO PARA APROVEITAREM)
que começarão às 22h30 com 2 grupos que farão as vossas delícias:
DAZKARIEH ---> 4 músicos na redescoberta dos ritmos do mundo .... BIG CONCERTO!!!
A música dos Dazkarieh é caracterizada por um manancial rico e diversificado de sons inspirados em várias culturas musicais do planeta, partindo do uso, da exploração e da fusão de instrumentos e de elementos musicais com origens distintas. A heterogeneidade musical assumida pelo grupo é patente num conjunto de composições que, pela síntese de materiais musicais tão diversificados, podem ser apontadas como singulares, mas sempre cativantes e originais. Por outro lado, a formação musical diferenciada dos seus instrumentistas (música tradicional, rock, experimental e música erudita), contribui igualmente para o enriquecimento do processo criativo do grupo.
Com 2 discos editados, no momento presente, os Dazkarieh encontram-se focados em fundir os diversos universos musicais que exploraram ao longo da sua carreira com a música tradicional Portuguesa, introduzindo assim alguns temas dessa tradição no seu repertório de composições.
Actualmente, o grupo é composto por:
Vasco Ribeiro Casais: Bouzouki, Nyckelharpa, Flautas, Gaita de Foles e Didjeridoo;
Luís Peixoto: Bouzouki Irlandês, Bandolim e Cavaquinho;
Helena Madeira: Voz e percussões;
Baltazar Molina: Cajon, Darabuka, Riqq, Bendir, Tar e Adufe;
+ ZIGAIA 4 músicos (euro chill-out)
Um novo projecto que promete dedicado às danças europeias.
+ MERCEDES PRIETO (Galiza)
A nossa monitora de danças europeias que irá estar esta noite a dar apoio às danças no início da noite e no intervalo das bandas

SALA 2 a partir das 23h45
REGGAE BJAM - ROOTSAFARI & RAGGA SPUTNIK
Festa Reggae com 6 Selectors NON STOP JAMMING!!!

DIVULGUEM, APAREÇAM E TRAGAM MUITOS AMIGOS TAMBÉM!!!


Sábado, 25 Jun, 23h00, MERCADO DA RIBEIRA
NOITE TROPICALIENTE
Sala 1 - 23h - SUPER FIESTA SALSERA VERÃO 2005
Uma festa de salsa a celebrar a chegada do Verão num lugar bem amplo e fresco numa parceria entre a PLANETA DANÇA E A EDSAE/ESPASSO LATINO
com a animação escaldante pela equipa de animadores da EDSAE e música ao rubro pelos dj's PAULA "GUAJIRA" LOUREIRO & PETER "SALSAHOLIC"
Traje aconselhado: Caraíbas
Sala 2 - 23h45 - Festa HOT AFRICAN SUMMER DANCE PARTY
Uma festa afrotemperada com alguma da melhor kizomba do momento e outros ritmos tropicais servida pelos nossos dj's e animadores...

Um SUPER VERÂO DANÇANTE para todos,

KIM-PLANETA DANÇA

96 478 18 86 - 91 765 88 88

segunda-feira, junho 20, 2005

Dez anos depois, voltamos ao mesmo nepotismo...

133 alunos não fizeram provas de exame e só aparece a justificação da FENPROF? eles estão a falar por quem? alunos ou profs? cada vez percebo menos disto. Peço desculpa, mas não deveriam ser os prejudicados ou os pais a resmungar? alguma coisa está a falhar... ai tá tá...
:(

doi-me a bochecha...

Bem... eu que tenho bochechas do tamanho de uma bola de futebol, hoje acordei com a do lado direito do tamanho de duas bolas... é desta que não me escapo de ir ao dentista. :( Não querooooooo!!!!! buáaaaaaaaaaaaaaaaa

sábado, junho 18, 2005

João Soares vem para sintra???

Não sabia. E ainda por cima, as sondagens já andam a dizer, que se as eleiçoes fossem agora ganharia. Vamos de mal a pior... daqui a nada temos por estas bandas o Sr Mário Soares e o seu filho amestrado! já nem digo nada... desde o titio Rui Silva ( o tal dos terrenos), passando pela titi didi (a do português bem falante), e terminando com o Sor Seara(o que tem voz de klianxa perdida), venha o diabo e escolha. :)

depeche mode in lisbon city...iéeeeeeeeee iéeeeeeee

sexta-feira, junho 17, 2005

Estou chocadaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!

Estive a fazer umas pesquisas, porque fiquei curiosa sobre determinado tipo de noticias que hoje estiveram em voga nos nossos jornais diários, nomeadamente, sobre a manifestação que se irá realizar amanhã no Martim Moniz por parte da "Frente nacional". Entrei no site deles, e qual não foi o meu espanto, quando eles afirmam que têm D. Afonso Henriques como seu herói e guia (para além do engomadinho do Nuno Melo). Só que uns paragrafos à frente, e aí confesso que fiquei um tanto confusa, dizem que são contra todos que invadem Portugal (imigrantes). Aqui meus caros amigos não existirá uma contradição? que eu me lembre, o nosso primeiro rei, era filho de pai nascido na borgonha e de mãe nascida no reino de leão, ou seja, podemos considerar que eram imigrantes. Como descalçam eles esta botita? E mais grave... descobri que tinham feito um manifesto identitário, ou seja, um suposto manifesto pela defesa das identidades dos povos, inclusivie dos povos europeus e que na musica que produziram , ainda defendem a solução final.
Não sei o que hei-de pensar sobre isto. Tenho vergonha que pessoal da minha idade ou mais novos, tenham esta atitude. Os mais velhos eu entendo, passaram por situações muito complicados, ainda estão marcados por uma guerra colonial e um regime ditador de 48 anos.
Não é só pessoal de um tipo de pele que tem atitudes tipo as que se passaram no fim de semana prolongado do 10 de junho. Já vi imensas coisas! Venham à linha de sintra, e ao invés de mostrar só um determinado tipo de pessoas, mostrem TUDO, não estejam a por lenha na fogueira. Há uns anos, em benfica, estava à espera de apanhar o comboio para sintra, quando quase ao meu lado, estava uma senhora idosa, que teve o azar de ser assaltada por um branco, que estupidamente além de lhe ter roubado a mala, ainda a empurrou para a linha, a sorte dela, foi um senhor ter tido o impulso de a agarrar no braço e te-la salvo dessa forma, escusado será dizer que o comboio estava quase ao pé de nós e o parvalhão do assaltante fugiu sem se importar com o que poderia ter acontecido. Aqui a quem vão pedir explicações?
Quanto a este grupo de extrema direita.... já tive o desprazer de me encontrar com alguns. Quase que era espancada porque começaram a armar-se em parvos, quem me ajudou? :) isso poderão adivinhar...
Não estou a defender um lado nem o outro, mas temos de separar o trigo do joio. Não é com violência que se vai lá. Somos um país onde a maior parte da população tem imigrantes na sua familia, porque? para procurar vidas melhores, para solucionar problemas que de outra forma não iriam conseguir. Pensemos , que apesar de tudo, os que fizeram mal são uma minoria. Sejamos o tal povo que teve o espirito de ir à procura de novos caminhos, não somos um país de guerreiros, safamo-nos , e ultrapassamos as situações, em cima do joelho(embora dê sempre resultado). Percamos tempo nisso,e tentemso encontrar soluções nas prevenções, tornando o nosso esforço uno.
Nesta época complicada que atravessamos, em vez de nos dividir-nos, será melhor fazer um nó de marinheiro (daqueles que não desatam) e acreditar que as coisas vão melhorar.

Afinal eles não sabem que um sonho fica sempre melhor no sorriso de uma criança...

Lamento informar mas o texto foi produzido ainda sob influência da musica de pedro barroso :) Se soar um pouco idealista.... azari...
a �rvore Posted by Hello

Menina dos olhos de água...

Menina em teu peito sinto o Tejo
e vontades marinheiras de aproar

Menina em teus lábios sinto fontes
de água doce que corre sem parar
Menina em teus olhos vejo espelho
se em teus cabelos nuvens de encantar
E em teu corpo inteiro sinto feno
rijo e tenro que nem sei explicar

Se houver alguém que não goste

não gaste, deixe ficar
que eu só por mim quero te tanto
que não vai haver menina para sobrar

Aprendi nos 'esteiros' com Soeiro

e aprendi na 'fanga' com Redol
Tenho no rio grande o mundo inteiro
e sinto o mundo inteiro no teu colo
Aprendi a amar a madrugada
que desponta em mim quando sorris
És um rio cheio de água lavada
e dás rumo à fragata que escolhi

Se houver alguém que não goste
não gaste, deixe ficar
que eu só por mim quero te tanto
que não vai haver menina para sobrar


Pedro Barroso
In: "Cantos da Borda D'Água",1986;

quarta-feira, junho 15, 2005

Hoje vou enviar para cada um de voçês um cravo vermelho, simbolo do fim de tanto sofrimento, e ao mesmo tempo do nascer de uma esperança de que algo melhor poderá vir...

beijos

Que raiva certas pessoas me dão!

Hoje, para fazer a vontade à minha mãe e à minha tia, sentei-me a falar com elas durante a hora em que estava a dar a quinta das celebridades. AZAR o meu!!!!! Quase que não contive uma indigestão.
Nem sabia quem tinha chegado até o fim, e tive de aturar uma conversa de um "senhor" que se chama joão qualquer coisa, sobre 65% da população portuguesa. Da qual dizia que por ganharem 70 contos por mês, eram pouco evoluidos; não sabiam sequer comer, etc, etc ... acreditam neste palerma? e é isto que um programa deve mostrar???? fiquei pior que lixada, para não dizer outra coisa, mas por ser educada, não o digo. Irra!!! Se aquilo é jet set, eu sou uma princesa... tesa... mas muito hight (nem que seja pelo 1.73).
Sempre vivi com pessoas de todos os meios, desde os que não tinham muito dinheiro, até aos que possuiam tudo e mais alguma coisa, e tudo o que consegui, foi ganhando algumas vezes esses tais 70 contos e não tenho vergonha de o dizer, por vezes até menos, e vem um palhaço qualquer dizer que somos coitadinhos, etc e tal? gozar com o nosso esforço? não admito!!!!!!! infelizmente eles vivem à custa dos que sonham com uma vida melhor, comprando as revistas onde esse tipo de gentalha se esforça por aparecer, sim porque existem pessoas, que ele também incluiu na conversa, que acreditam piamente nele.
Lamento, se passei da conta hoje, mas senti-me tão ofendida, e não podendo dizer nada (pelo menos ao tal joão), vim refilar, resmungar para o meu cantinho. Acho que tenho direito, pelo menos depois de vermos tudo aquilo que nos passa pelas mãos na Diakonia. Quem se preocupa com a tal evolução, quando tem de se preocupar com o pão que tem de por na mesa para os filhos poderem comer? 70 contos não serve para tudo (nem sequer para fazer plásticas, ou ter aulas de etiqueta com a paulinha bobonne)!

bjokitax da resmungona

segunda-feira, junho 13, 2005

As palavras...

Um dos poemas que me ficou na memória dos meus livros de escola, foi escrito por Eugénio de Andrade, um escritor hoje falecido. Recordo, que estava logo numa das primeiras págs do livro de português do 1º ano do antigo 1º ciclo, gostei tanto dele, que me fartava de o recitar. :)

As palavras

" São como um cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.

Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos,
as águas estremecem.

Desamparadas, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.

Quem as escuta? Quem?
as recolhe, assim,
crueis, desfeitas,
nas suas conchas puras?"

Eugénio de Andrade

Fica aqui a minha singela homenagem a um dos escritores que eu mais gosto de recorrer quando preciso do tal algo mais.

domingo, junho 12, 2005

"Amei-te do lado errado do coração,
mas és tu o meu chão..."

Lados errados
Toranja

"Também eu queria parar, chorar, cair para me levantar, para te puxar, te fazer sorrir ao voltar a cair
Não me olhes assim, continuo a ser quem fui, cada vez mais aqui, não te deixes tão longe que eu já te vi."

Cada vez mais aqui
Toranja

(aguentem que hoje está a dar-me para isto.)

sexta-feira, junho 10, 2005

40º Festival de sintra musica e dança

(Clikem para terem mais informação sobre o programa)

* 8 & 9 Julho
21h30 Centro Cultural Olga Cadaval
Compañia Nacional de Danza [Espanha]

Arcangelo
Coreografia Nacho Duato
Música Arcangelo Corelli / Alessandro Scarlatti

Por vos muero
Coreografia Nacho DuatoMúsica Antiga Espanhola dos séculos XV e XVI

Diecisiete
Coreografia Nacho DuatoMúsica Pedro Alcalde / Sérgio Caballero

*********
12 Julho 21h30
Palácio Nacional de Queluz
- Ann Murray [meio-soprano]
- Graham Johnson [piano]

Franz Joseph Haydn Arianna a Naxos, cantata Hob. XXVI b:2
Canções Inglesas


Gustav Mahler
Canções de um Viandante

Lieder de Johannes Brahms, Peter Cornelius & Vianna da Motta

Canções Populares Irlandesas

***************

15 & 16 Julho 21h30
Centro Cultural Olga Cadaval

Scottish Dance Theatre [Escócia]

Nova Criação – Estreia Mundial em Sintra
Coreografia Rui Horta
Música Tiago Cerqueira
TrackCoreografia Didy Veldman
Música Philip Feeney
************

Este ano vou assistir a estes espectáculos. Quem quiser acompanhar-me, já sabe o que deve fazer. :O) O meu grande conselho é que comprem os bilhetes o mais rápidamente possivel, senão, ficam à minha espera à porta (como aconteceu o ano passado em relação ao Royal ballet).

beijokitax

resumo do desfile....

Correu tudo bem, excepto a parte em que uma dama medieval abriu a boca e disse asneira... duhhhh! A minha intuição é que ficou com um pouco de inveja dos nossos fatos. Eles por estarem mais ligados à arte militar, tiveram de alugar, nós não, foi só fazer uma ligeira alteração e tchannn, ficaram vestidos medievais. A partir daí, foi tipo, nós cá, voçês aí. Só que a tal moça, esqueceu-se de um pequenito pormenor, fomos nós que levámos quase tudo, desde o pálio, até ás roupas utilizadas pelos nobres que fernão Lopes descreve (capas, etc), e ainda...... fizeram o favor de nos fanar, os nossos mens... lolololo axam normal? :) mas foi giro! O grande problema, é que não estávamos à espera de muita gente (sabem como a camâra de Sintra publicita este tipo de eventos), e qual não foi o nosso espanto, quando chegámos à Volta do duche, e vimos que estava cheioooo, muito cheiooooooooooo de pessoal.... aí meus caros, ia-me dando uma coisa má, muito má mesmo. :) Imaginem a cena, nós a contarmos com não mais do que a nossa familia, amigos e afins, e de repente, pimba... era só máquinas fotográficas à nossa roda.
Bem, mas já passou!! Agora, meus amiguitos, não se esqueçam, que dia 28 de junho, vamos actuar no centro da vila. Vamos comemorar o feriado da nossa pequenita vila, à beira mar plantada. E vai ser algo em grande, embora o nosso presidente, tivesse vontade de o transformar em algo parecido com um comício. Mas não se preocupem, nós batemos o pé, e ali ele só vai presidir e mais nada!!!

Beijokasssssssssssssssss e obrigado pela vossa presença, foram uns kiduchos por estarem lá a darem apoio.

Pxd- Curiosidade: Sabiam que o nosso presidente queria dar a organização deste evento a um grupo espanhol??? acreditam nisto? pois foi o que quase aconteceu! imaginem a cena: Dom joão I e restante comitiva, entra em "Cintra" depois do seu regresso de ceuta(mais informações ler crónicas de de D.joão I por Fernão Lopes) a falar castelhano... era lindo! grrrr mas adivinhem o que aconteceu? mais uma vez, batemos o pé e mai nada.

terça-feira, junho 07, 2005

já cá temos o programa de sendim e de ortigueira:

segunda-feira, junho 06, 2005

Programa da Feira Medieval de Sintra (não faltar pelo menos no dia 9, porque o grupo danças com história também vai participar)


Pro
grama da Feira Medieval de Sintra


Dias 9 a 12 de Junho, no Largo Rainha Dª Amélia (em frente ao Palácio da Vila) uma organização da Câmara Municipal de Sintra e da Ordem:

Quinta, dia 9:
• 20h30: Abertura da Feira - Animação diversa ao longo do recinto (música, artesanato, feira, etc.);
• 21h30: Abertura com Desfile Histórico;
• 00h00: Fim do dia de actividades
Sexta e Sábado, dias 10 e 11:
• 15h00: Abertura da Feira com a Guarda de Honra
• Feira Medieval - Animação diversa ao longo do recinto (teatro, malabarismo, música, etc.);
• 16h00: Tiro com Arco;
• 17h00: Demonstração de Falcoaria
• 18h00: Torneio Medieval a Pé
• 19h00: Aclamação do Vencedor do Torneio
• 21h00: Episódio das "Favas e da Areia" (na preparação da Conquista de Ceuta) (Sexta - Ordem) / episódio de "Por Bem" (Sábado)
• 22h30: Danças Medievais;
• 00h00: Fechar da Feira com a Guarda de Honra
Domingo, dia 12:
• 14h00: Abertura da Feira - Guarda de Honra: a Feira começa o seu ritmo de vida normal...
• 15h00: Mostra-de-Armas e Tiro com Arco
• 16h00: Demonstração de Falcoaria
• 17h30: Prisão do ladrão e a sua execução
• 18h30: Episódio na "Sala dos Cisnes"
19h30: Fechar da Feira com a Guarda de Honra

estou de volta

Pois é... pois é... quase um mês depois, cá estou eu de novo. Depois de muitos contratempos, regressei. Não sei muito bem o que hei-de escrever, até porque não tenho muitas novidades. Mas vou fazer-vos cansar as pestanas um "cadito".
Deixem ver... ah pois, fiz anos, é verdade, agora sou uma ladie com 31 anos... já tenho de me portar bem, ou melhor... tentar. Mais uma vez tentei que o dia fosse o mais normal possivél, mas não deu, existem sempre umas almas penadas para me estragar os planos. O que mais me indignou foi o terem-me ligado às 7:40 da manhã (hora a que nasci), podiam-se ter esquecido desse facto, certo mininos?
AHHHHHH, mas finalmente fizeram o que ando há anos a pedir: nada de prendas compradas! adorei o desenho que a minha patinha favorita me fez, e a presença de algumas das pessoas que mais amo no animado jantar, fizeram com que fosse inesquecivél. Obrigado por serem quem são. :)
Quanto a outros factos que foram acontecendo ao longo destes dias.. deixem ver... novidades.. hum... para além de já ter o exame de código marcado... e de estar quase em estado de choque com o novo tipo de avaliação (nada há-de ser tão mau se fizermos a comparação com a avaliação feita na FDL), corre tudo normalmente, dentro da minha normalidade... claro.
E por hoje não me apetece dizer mais nada. Amanhã, conto mais um cadinho.
bjokas de moi p ara voxês
eXTReMe Tracker