sábado, abril 29, 2006

relação entre o Beltane e o 1º de Maio...


Hemisfério Norte: 1o de Maio
Hemisfério Sul: 31 de Outubro

Também conhecido como Dia 1o de Maio, Dia da Cruz, Rudemas e Walpurgisnacht, o Sabbat Beltane é derivado do antigo Festival Druida do Fogo, que celebrava a união da Deusa ao seu consorte, o Deus, sendo também um festival de fertilidade. Na Religião Antiga, a palavra "fertilidade" significa o desejo de produzir mais nas fazendas e nos campos e não a atividade erótica por si só.

Beltane celebra também o retorno do sol (ou Deus Sol), e é um dos poucos festivais pagãos que sobreviveu da época pré-cristã até hoje e, em sua maior parte, na forma original. é baseado na Floralia, um antigo festival romano dedicado a Flora, a deusa sagrada das flores. Em tempos mais antigos, esse festival era dedicado a Plutão, o senhor romano do Submundo, correspondente do deus Hades da mitologia grega. O primeiro dia de maio era também aquele em que os antigos romanos queimavam olíbano e selo-de-salomão e penduravam guirlandas de flores diante de seus altares em honra aos espíritos guardiães que olhavam e protegiam suas famílias e suas casas.

No dia de Beltane o sol está astrologicamente no signo de Tauros, o Touro, que marca a "morte" do Inverno, o "nascimento" da Primavera e o começo da estação do plantio. Beltane inicia-se, acendendo-se, segundo a tradição, as fogueiras de Beltane ao nascer da lua na véspera de 1o de Maio para iluminar o caminho para o Verão. Realiza-se o ritual do Sabbat em honra à Deusa e ao Deus, seguido da celebração da Natureza, que consiste de banquetes, antigos jogos pagãos, leitura de poesias e canto de canções sagradas. São realizadas várias oferendas aos espíritos elementais, e os membros do Coven dançam de maneira muito alegre, no sentido destrógiro, em torno do Mastro (símbolo fálico da fertilidade). Eles também entrelaçam várias fitas coloridas e brilhantes para simbolizar a união do masculino com o feminino e para celebrar o grande poder fertilizador do Deus. A alegria e o divertimento costumam estender-se até as primeiras horas da manhã, e, ao amanhecer do dia 1o, o orvalho da manhã é coletado das flores e da grama para ser usado em poções místicas de boa sorte.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat Beltane são frutas vermelhas (como cerejas e morangos), saladas de ervas, ponche de vinho rosado ou tinto e bolos redondos de aveia ou cevada, conhecidos como bolos de Beltane. Na época dos antigos druidas, os bolos de Beltane eram divididos em porções iguais, retirados em lotes e consumidos como parte do rito do Sabbat. Antes da cerimômia, uma porção do bolo era escurecida com carvão, e o infeliz que a retirava era chamado de "bruxo de Beltane", e tornava-se a vítima sacrificial a ser atirada na fogueira ardente.

Nas Terras Altas da Escócia, os bolos de Beltane são usados para adivinhação, sendo atirados pedaços deles na fogueira como oferenda aos espíritos e deidades protetores.

Incensos: olíbano, lilás e rosa.
Cores das velas: verde escuro.
Pedras preciosas sagradas: esmeralda, cornalina laranja, safira, quartzo rosa.
Ervas ritualísticas tradicionais: amêndoa, angélica, freixo, campainha, cinco-folhas, margarida, olíbano, espinheiro, hera, lilás, malmequer, barba-de-bode, prímula, rosas, raiz satyrion, aspérula e primaveras amarelas.


Ritual do Sabbat Beltane

O Sabbat Beltane dos Bruxos começa oficialmente ao nascer da lua da Véspera de 1o de Maio (ou de Novembro, no hemisfério sul), sendo tradicionalmente realizado no alto de uma montanha onde são acesas as imensas fogueiras de Beltane para iluminar o caminho para o verão e aumentar a fertilidade nos animais, nas sementes e nas casas. (Antigamente as grandes fogueiras da Irlanda, que simbolizavam o Deus Sol doador de vida, eram acesas com a centelha de uma pederneira ou pela fricção de duas varetas.)

Se você planeja festejar Beltane em ambiente fechado, deverá acender o fogo em um local apropriado. Certifique-se de colocar um galho ou ramo de sorveira sobre o fogo para reverenciar os espíritos guardiães de sua casa e sua família, trazendo boa sorte para a casa e mantendo afastados os fantasmas, duendes e fadas malévolos. Se você não tiver lugar apropriado, poderá acender 13 velas verdes-escuras para simbolizar a fogueira de Beltane.

Vista-se com cores brilhantes da Primavera (a não ser que prefira trabalhar sem roupa) e use muitas flores coloridas e de odor forte nos cabelos. Antes de vestir-se para a cerimônia, medite e banhe-se à luz de velas com ervas para limpar seu corpo e sua alma de quaisquer impurezas ou energias negativas.

Comece traçando um círculo de 3m de diâmetro e monte um altar no centro, voltado para o leste. No topo do altar, coloque duas estatuetas para representar a Deusa da Fertilidade e Seu consorte, o Deus Cornífero. Ao lado de cada uma delas, um incensório contendo olíbano e selo-de-salomão. No lado direito do altar, coloque um punhal consagrado e um cálice cheio de vinho. Acenda 13 velas verdes-escuras em torno do círculo.

Prepare uma coroa de flores do campo que florescem na Primavera, tais como margaridas, prímulas, primaveras ou malmequeres, e coloque-a no altar diante dos símbolos da Deusa e do Deus. Pode ser colocado um pequeno mastro decorado (com cerca de 1m de altura) à direita do altar, enfeitado com flores e fitas de cores brilhantes.

Ajoelhe-se diante do altar. Acenda as velas e o incenso. Feche os olhos, concentre-se na imagem divina da Deusa e do Deus, e diga:
EM HONRA à DEUSA E AO DEUS CORNíFERO, E SOB A SUA PROTEçãO, INICIA-SE AGORA ESTE RITUAL DO SABBAT.

Abra os olhos. Pegue o punhal que está no altar, cumprimente com ele o leste, e diga:
OH, DEUSA DE TODAS AS COISAS SELVAGENS E LIVRES, A TI EU CONSAGRO ESTE CíRCULO. Segure o punhal em saudação na direção sul e diga: ABENçOADA SEJA A VIRGEM DA PRIMAVERA, PARA ELA EU CANTO ESTA PRECE DE AMOR. ELA TORNA VERDE AS FLORESTAS E OS PRADOS, OH, DEUSA DA NATUREZA, ELA REINA SUPREMA.

Segure o seu punhal em saudação ao oeste, e diga:
OLíBANO E SELO-DE-SALOMãO, GRAçAS A ELA QUE FAZ GIRAR A RODA!

Segure o punhal e saúde o norte, dizendo:
ABENçOADO SEJA O SENHOR DA PRIMAVERA, PARA ELE EU CANTO A PRECE DO AMOR. DEUS DIVINO DAS TREVAS, DEUS DIVINO DA LUZ, ESTA NOITE EU CELEBRO OS SEUS PODERES FERTILIZANTES.

Coloque o punhal de volta no altar. Pegue a coroa de flores do campo e coloque-a no alto de sua cabeça. Quando esse ritual é realizado por um Coven, o costume é que o Alto Sacerdote a coloque sobre a cabeça da Alta Sacerdotiza. Ajoelhe-se diante do altar, olhando para as imagens das deidades pagãs da fertilidade. Abra os braços e diga:
ESPíRITOS DA áGUA E DO AR, EU PEçO QUE OUçAM A MINHA PRECE: QUE O CéU E O MAR PERMANEçAM LIMPOS, QUE A TERRA SEJA FéRTIL E VERDE. ESPíRITOS DO FOGO, ESPíRITOS DA MãE TERRA, QUE O MUNDO SEJA ABENçOADO COM PAZ, AMOR E ALEGRIA.

Pegue o cálice de vinho e levante-o com o braço esticado, e, enquanto derrama algumas gotas no chão, como libação à Deusa e ao Deus, feche os olhos e diga:
QUEIMEM OS FOGOS SAGRADOS DE BELTANE, ILUMINEM O CAMINHO PARA O RETORNO DO SOL. AS TREVAS DO INVERNO DEVEM AGORA TERMINAR, A GRANDE RODA DA VIDA GIROU NOVAMENTE. QUE ASSIM SEJA.

Beba o resto do vinho do cálice e, então, coloque-o de volta no altar. Apague as velas, mas deixe que o incenso termine de queimar. O ritual está agora completo, devendo ser seguido de um banquete, de cantos e danças na direção do movimento do sol em torno da fogueira de Beltane ou do mastro decorado para simbolizar a união divina da Deusa com o Deus.

Fonte: 'Wicca - A Feitiçaria Moderna', de Gerina Dunwich


:) Entendido?

sexta-feira, abril 28, 2006

A minha alma tá parva!





A Igreja Católica portuguesa admite a utilização do preservativo como forma de evitar a propagação da Sida. Um volte-face na posição da Igreja, anunciado ontem na Conferência Episcopal Portuguesa.

O uso do preservativo é considerado pelo vice-presidente da Conferência Episcopal como um "mal menor".

D. António Montes antecipa em Fátima o documento do Vaticano que revê a posição da Igreja quanto ao uso do preservativo para evitar a propagação de doenças sexualmente transmissíveis.

Já em relação ao aborto a Igreja mantém a mesma posição,
e diz desde já que se o aborto for novamente levado a referendo, vai tomar partido do "não".

in,sic online

Um passo de cada vez! Ao menos atingiram qualquer coisa. É caso para dizer... aleuluiaaaaaaaaaaaaaaa! Os "mans" são lerdos, mas, quando dão à manivela... o tico e o teco fazem uma boa equipa.
humpffff!

FDSPI-Alguém me sabe explicar o que é um alimento nábico? lol Estou com esta duvida desde manhã! lol

Bejokas e tenham um excelente fds . :) Cá pelos meus lados, vai ser do best. Vou para Ferreira do Zezêre, e depois vou tentar passar por Rio maior. Estou com saudaditas do pessoal. ;)

quinta-feira, abril 27, 2006

O quê???

Levam mas é um redondo nãoooooooooooooooooooooo! lol Nãoooooooo!!!!!! Nãooooooooo! Nãoooooooooooooo! Nãooooooooooooooooo!!!!!!!!!

Já disse que não! lol




segunda-feira, abril 24, 2006

Onde estavam voçês há 32 anos atrás?

Eu sei muito bem, onde me encontrava. :) Queluz de baixo, dentro da barriguita da minha mamã. Contam as lendas, que por esta altura, ou terá sido mais cedo? hum... só sei que o meu pai se queixa, da madrugada perdida, À procura de melão, isto numa altura em que não havia hipermercados, nem nada desse género, porque a dona Manuela (senhora minha mãe), teve um ataque de desejos. Diz ela que foi por causa dos nervos. Desculpas, pois tá claro. Mas, como o sôr Adelino (meu pai), pensou e repensou nos meus ricos cabelitos (ainda cá estão os 5 metros, mas não por muito tempo), lá se levantou, a resmungar (hábito), tendo ido buscar, ao que parece, uma coisa, que segundo ele, não comia nem por toda a riqueza do mundo, mas que deixou a senhora grávida, mui contentinha "da vida". Enfim, para ser sincera, não fui eu, que que lhe dei a ideia de pedir aquele petisco. Juro! Eu nem corro quilómetros por melão. Agora se fosse cerejas; nêsperas... ai ai... aí assumia a culpa. Sem sombra de duvidas.
Voltando ao tema de conversa. Pois é! Cá a je, é a típica "menina", filha do 25 de Abril. Falhei por dias. Mas adorava ver pelos meus olhitos, o que aconteceu. Se pudesse, metia-me dentro de uma máquina do tempo, e ia coscuvilhar. Mas como não posso. Lá vou ouvindo isto e aquilo, mas não foi bem assim... ah pois, naquele tempo... humpf!
Ora bem, faz hoje 32 anos (não dá para esquecer a minha idade), que Portugal acordou de um sono dogmático (relembrando as aulas de filosofia sobre Kant), e gritou, sem medos, pela primeira vez após 40 e tal anos, essas palavras que foram tão sonhadas- Liberdade; Democracia-.
Durante anos, ouvi vários relatos, tanto dentro da familia; como de amigos mais velhos. A minha tia era a típica senhora do antigo regime. Viveu o Estoril dos anos 40 e 50. Salazar era considerado um salvador da pátria. Resumindo, teve uma sobrinha-neta, muito pró "vermelhita", o que no entender dela, tinha direito a uma ida sem volta para a fogueira e quase que verificava o meu quartito, para ver se eu não tinha como ídolo, a Catarina Eufémia (exagero meu, claro). Embora ao longo da minha existência, tenha tido muitas discussões com ela por causa da política, eu até que compreendia. sempre pensei que podia ter evoluído. Mas, não posso meter nada na cabeça das outras pessoas se elas não o desejarem. Certo? Só não admitia que me tentasse meter na tola, o quanto os americanos eram os melhores da festa(era fã incondicional deles). Aí sim, "ficava fora de mim".
O outro lado está na experiência paterna. Um pouco diferente por sinal! E para ser sincera, muito me orgulho dela. O meu avô paterno (touro tal como a netinha) era meio... desbocado! ;) Quando metia uma ideia na cabeça, ia até ao fim. E por diversas vezes, originou motins na terra, porque não se calava, quando achava que as coisas não corriam da forma que ele desejava. Resultado tenho um avô, referenciado pela Pide. Só não foi para a cadeia, porque tinha as "costas quentes". Mas, por causa do Zézito, e de outros tantos como ele, a terra esteve castigada muito tempo, por ex, na electricidade; água... etc. Somente após a subida ao poder, de Marcelo Caetano é que as coisas ficaram quase normalizadas. Por isso, se de um lado da familia, estavam os chamados betinhos (materno); do outro, era o inverso. lol Agora percebem, o porquê de dizer que levei com um cravo na tola à nascença. É uma mera desculpa. lol Está nos genes. Paternos, espero.
Em relação a amigos. Recordo-me de que há alguns anos atrás, tive de fazer um inventário de um grupo de jovens. Estávamos a celebrar os 25 anos, e precisávamos de nos comunicar, com antigos membros. Foi “muito giro”. Porque resultou, num desvendar de mistérios. Por ex, descobrimos, que amigos nossos, tinham sido vigiados. Famílias inteiras, eram vetadas pela censura, quando se candidatavam a entrar no grupo. E se alguém conseguia entrar, todas as suas palavras, gestos; passos eram minuciosamente relatados, e colocados no dossier respectivo. Imaginem, como é que as pessoas ficaram. Nem elas sabiam. Isto tudo, porque tios; pais... ou outro qualquer parente tinha sido referenciado na Pide. A mim, deu-me a ideia de opressão. Detestei imaginar-me naquela posição. Eu que sempre gritei, alto e em bom som, a palavra "Não". Estava lixada!
Apesar de todas as tropelias, prefiro viver nesta época. Ao menos ainda posso escrever umas baboseiras, estando a morrer de sono. :p

Vou desamparar-vos a loja, deixando aqui umas palavras, daquele que partilhou connosco os seus sonhos.


"Vejam bem

que não há só gaivotas em terra
quando um homem se põe a pensar
quando um homem se põe a pensar


Quem lá vem
dorme à noite ao relento na areia
dorme à noite ao relento no mar
dorme à noite ao relento no mar


E se houver
uma praça de gente madura
e uma estátua
e uma estátua de de febre a arder

Anda alguém
pela noite de breu à procura
e não há quem lhe queira valer
e não há quem lhe queira valer

Vejam bem
daquele homem a fraca figura
desbravando os caminhos do pão
desbravando os caminhos do pão

E se houver
uma praça de gente madura
ninguém vem levantá-lo do chão
ninguém vem levantá-lo do chão

Vejam bem
que não há só gaivotas em terra
quando um homem
quando um homem se põe a pensar

Quem lá vem
dorme à noite ao relento na areia
dorme à noite ao relento no mar
dorme à noite ao relento no mar"

Zeca Afonso


Besitos e lembrem-se de que o "sonho comanda a vida". Desde sempre, e para sempre.

sexta-feira, abril 21, 2006

Grande noite!!!!

Apesar de tudo o que está a acontecer, finalmente consegui desanuviar a cabeça. Foi uma noite fantástica, em todos os sentidos!
Para quem não se apercebeu... apesar das dicas que dei, deixo a informação, de que hoje fui ao Coliseu, assistir a um concerto, que tinha como intervenientes, a "Ala dos namorados", e o Rui Veloso, assistidos por uma orquestra. Foi lindo! Mas, tenho uma queixa... o Rui não cantou o "Porto sentido", nem o "Cavaleiro andante". De resto cinco estrelas! Muito blues, como eu gosto; muitas brincadeiras entre os instrumentos da orquestra... enfim, um concerto descontraído. Daqueles que nos fazem sentir bem, e nos colocam um sorriso na cara.
Quanto à companhia... foi desgraça! Digamos, que nos portámos muito, mas muito... mas mesmo muito mal! O culpado, claro que tinha de ser o Roger (alguém tinha de levar com as culpas)! Eu juro (dedos cruzados), que eu e a aninha, só tínhamos boas intenções. Mas ele não! Tinha de chamar a atenção sobre nós. lol Ao ponto da mãe da aninha (sentou-se ao pé dos vips), nos ter perguntado, meio desconfiada, se não tínhamos sido nós as autoras de tal desplante. Ainda tentámos fazer cara de santas, mas não resultou. A Paulita conhece a prata da casa. lol Foi quando para nosso espanto, ela nos contou, que os "tios" nos tinham batido palmas, pelos nossos pedidos, feitos num tom alto e bem sintonizados. E pronto, fomos as estrelas a noite. Atenção, que o Ministro da Administração interna, estava na primeira fila, e a embaixadora do Panamá... etc. Eram vips... pah! ;)
É verdade, hoje, ia morrendo! lol Exagero meu! :) Como fiquei a assistir ao concerto nas galerias, lá mesmo no topo do coliseu, de vez em quando, ia tendo uma "taquiquérdia". Toda a gente sabe do meu pavor/fobia de alturas... não é? agora imaginem o resto! Quando aquilo começava abanar... ai meu s. Baco... é duro! Mas consegui relaxar. E deu para aproveitar.
Já me tinha acontecido uma vez, no centro cultural de Belém. Fui assistir a um concerto da Orquestra Metropolitana do Porto, e calhou ficar lá mesmo em cima. Jurei para nunca mais. Passei o tempo todo agarrada à cadeira e a olhar para cima, até que não aguentei e fugi para as galerias, ao menos aí pude encostar-me ás paredes.

E agora para confirmar a tese de alguém... sim, como "sou gaija", e até fui a um concerto supostamente com "musica de gaijas", derramei umas lágrimazitas. Azar! Se ele tivesse cantado o "cavaleiro andante", aí ... era titanic no coliseu. ;p

Aqui fica a responsável, pela poeira ter entrado nos meus sensiveis olhitos. :)

"Não queiras saber de mim
Esta noite não estou cá
Quando a tristeza bate
Pior do que eu não há
Fico fora de combate
Como se chegasse ao fim
Fico abaixo do tapete
Afundado no serrim

Não queiras saber de mim
Porque eu estou que não me entendo
Dança tu que eu fico assim
Hoje não me recomendo

Mas tu pões esse vestido
E voas até ao topo
E fumas do meu cigarro
E bebes do meu copo
Mas nem isso faz sentido
Só agrava o meu estado
Quanto mais brilha a tua luz
Mais eu fico apagado

Amanhã eu sei já passa
Mas agora estou assim
Hoje perdi toda a graça
Não queiras saber de mim

Dança tu que eu fico assim
Porque eu estou que não me entendo
Não queiras saber de mim
Hoje não me recomendo"

Não queiras saber de mim

Carlos Tê/Rui Veloso

ECS- Entrámos no melhor período astrológico. Eh eh eh... Caras damas e gentis moços, El Tourito, entrou em acção. Oléeeeeeeeeeeeeee! Ah pois! respeitinho moçada! lol

quinta-feira, abril 20, 2006

Hoje acordei com esta musica, e como sou generosa, decidi partilhar com voçês. :p Pagam o imposto à saida...

"Tenho à janela
Uma velha cornucópia
Cheia de alfazema
E orquídeas da etiópia

Tenho um transistor ao pé da cama
Com sons de harpas e oboés
E cantigas de outras terras
Que percorri de lés-a-lés

Tenho uma lamparina
Que trouxe das arábias
Para te amar à luz do azeite
Num kama-sutra de noites sábias

Tenho junto ao psyché
Um grande cachimbo d'água
Que sentados no canapé
Fumamos ao cair da mágoa

Tenho um astrolábio
Que me deram beduínos
Para medir no firmamento
Os teus olhos astralinos

Vem vem à minha casa
Rebolar na cama e no jardim
Acender a ignomínia
E a má língua do código pasquim
Que nos condena numa alínea
A ter sexo de querubim"


Bairro Do Oriente

Carlos Tê / Rui Veloso

quarta-feira, abril 19, 2006

help!

Tenho um papagaio com birra no meu quarto! Alguém me pode ajudar com uma dica? O man, não se deixa comprar nem com uma cenourita ... e descobri que rosna. É mau sinal não é? lol
Bjokas e bigado pelas mensagens. Sei que tenho tido pouco tempo, para vos responder como merecem, mas quando tudo estiver mais sossegado, prometo que vos vou chatear. Até lá, e como já devem ter reparado, isto vai ficar apenas em manuntenção.

segunda-feira, abril 17, 2006

Quase...

É terrível, passar os dias à espera do telefonema fatal. E a cada dia que passa, a angustia aumenta, porque vemos a pessoa a sofrer. Por um lado, desejo que estes momentos terminem logo. Ninguém merece viver daquela forma. Por outro, "apetece-me" ser egoísta, e dizer que quero mais um pouco de tempo. Nem eu sei para quê!
Um ano e meio após termos descoberto a situação, estamos perante a linha que divide tudo. Basta retirar um frasco de soro... ou desligar alguma máquina, para que essa divisão, se transforme em algo definitivo. Olho para ela, e recordo a sua maneira de ser. As viagens que fez; as pessoas que amou e que recusou, por saber que a sua liberdade, era mais importante; a sua personalidade forte... e agora? o que restará disso tudo, no pequeno mundo que a doença criou para ela?
Levei 31 anos, para descobrir a mulher que se encontra dentro dela. Durante muitos anos, via-a somente como uma tia, que morava em Lisboa, e que nos visitava nas férias e festas santas. A típica pessoa que nos oferecia lingerie (basicamente, meias). :) Como não sou muito ligada à minha familia materna, nunca me importei com esse facto. Até porque tive más experiências com ela, quando era criança.
Com o tempo, e com a idade a avançar, começou a ficar cada vez mais rezinga (mau feitio mesmo), o que fez com que me afastasse dela. Só pouco tempo antes da doença se manifestar, é que me comecei a aproximar, primeiro por pena, porque achava que ela vivia muito sozinha; depois, porque ela precisava de cuidados básicos.
Após ter vindo morar connosco, e como comecei a cuidar dela, no início, deu para termos conversas, que me fez recordar que existem sempre dois lados da história. Fez-me entender, o porque de algumas mulheres da minha familia materna, agirem da forma como o fazem. Coisa que nunca tinha compreendido, e contra as quais, confesso que guardava algum "rancor". Entretanto, a mente foi-se distanciando...

A Morte Não É Nada Para Nós

"Habitua-te a pensar que a morte não é nada para nós, pois que o bem e o mal só existem na sensação. Donde se segue que um conhecimento exacto do facto de a morte não ser nada para nós permite-nos usufruir esta vida mortal, evitando que lhe atribuamos uma idéia de duração eterna e poupando-nos o pesar da imortalidade. Pois nada há de temível na vida para quem compreendeu nada haver de temível no facto de não viver. É pois, tolo quem afirma temer a morte, não porque sua vinda seja temível, mas porque é temível esperá-la.
Tolice afligir-se com a espera da morte, pois trata-se de algo que, uma vez vindo, não causa mal. Assim, o mais espantoso de todos os males, a morte, não é nada para nós, pois enquanto vivemos, ela não existe, e quando chega, não existimos mais.

Não há morte, então, nem para os vivos nem para os mortos, porquanto para uns não existe, e os outros não existem mais. Mas o vulgo, ou a teme como o pior dos males, ou a deseja como termo para os males da vida. O sábio não teme a morte, a vida não lhe é nenhum fardo, nem ele crê que seja um mal não mais existir. Assim como não é a abundância dos manjares, mas a sua qualidade, que nos delicia, assim também não é a longa duração da vida, mas seu encanto, que nos apraz. Quanto aos que aconselham os jovens a viverem bem, e os velhos a bem morrerem, são uns ingénuos, não apenas porque a vida tem encanto mesmo para os velhos, como porque o cuidado de viver bem e o de bem morrer constituem um único e mesmo cuidado."

Epicuro, in 'A Conduta na Vida'


sexta-feira, abril 14, 2006

Férias da páscoa...

Quando cheguei a casa, encontrei os miúdos da praceta numa algazarra total. Com as correrias dos últimos tempos, nem me lembrei das férias da Páscoa. Como não me apetecia ir logo para casa, sentei-me nas escadas para os observar. No mesmo sitio, onde muitos anos antes, grupinhos de mães, faziam o papel de vigilantes. E claro, pus-me a divagar... como sempre! :)
Em primeiro lugar recordei um episódio que ocorreu há muitos anos atrás. Andava eu na segunda classe. Já vos falei da minha prof da primária, a tal senhora que nos ensinou a amar os Açores. Pois... também já vos relatei situações dessa altura. Um deles aconteceu no último dia de aulas, antes de entrarmos de férias por causa da Páscoa. Lembro-me que estava de muito mau humor (ela e eu), quando de repente começou a refilar a torto e a direito com o pessoal. Não sei o que fizemos, mas deve ter sido por causa da tagarelice do meu grupinho, acabámos por levar, 15 reguadas nas nossas ricas mãozitas (muito a mulher adorava esse numero). Força tinha ela, de "uma só vez", deu pancadinhas a 6 "pequerruchos inocentes" (moi; nito; luis; Pedrinho; Pedro; Miguel). Mas passado o intervalo, não sei porquê, a senhora ficou sem a famosa régua (primeira de muitas). Juro que não fui eu! lol
Adorei a minha turma da primária. :) Ainda hoje, o tal grupinho de que vos falei, se encontra e tagarela... o mais sossegadito de nós, era e continua a ser o nito. Tem um ar muito calmo, pachorrento, e tem uma paciência de job. Pobre coitado. Sofreu tanto por nossa causa. Houve alturas em que apanhou, somente porque a prof sabia que era nosso amigo. O Pedro e o Luis, Nunca se separaram. Cresceram; namoraram; casaram... e no entanto, até casa compraram um ao pé do outro. Quanto ao Pedrinho... este é nosso galã. lol Detesta que o chame assim. Mas é verdade. As gaijas andam ás paletes atrás dele. ;) Ainda está a tentar encontrar o caminho dele. Mas para mim, é um vencedor. :) Por ultimo, falta o Miguel. É o moço típico da minha geração, que detestava a escola. Odiava tudo o que estava relacionado, e hoje é um empresário de sucesso. Ele, que fazia tudo para ter faltas de mau comportamento, virou betinho! lol
Quando me transferi para a escola preparatória, os meus colegas foram todos para o D. Fernando (Sintra), eu comecei a frequentar a Escola Visconde Juromanha. Detestei! Odiei! Mas, também me ensinou a crescer. Aprendi mais naquele ano, do que nos seguintes. Era uma miúda com 10 anos; mimada; com a mania de que controlava tudo. E no final, vi que não sabia nada! Estava sozinha, numa escola onde não havia limite de idade, onde o gaijo mais velho da turma, tinha 23 anos e o antes de mim, 14 anos. Resultado? tive de abrir os olhos, ou era engolida. E foi isso mesmo que fiz! lol Conheci pessoas espectaculares. Juntei-me ao grupo dos mais velhos, e dei a volta. Dessa altura, não sobreviveu quase ninguém. Foi a época do boom das drogas; dos acidentes de carro por causa dos tunnings na lagoa azul (Sintra)... suicídios. Sei lá! Tanta coisa junta, que após um tempo, deixamos de questionar. O "Cazuza" foi dos primeiros e anos mais tarde, o ultimo foi o "China".
É estranho. Durante anos, nunca toquei neste assunto. E de repente flúi, sem saber porquê. E tudo começou, porque me sentei nas tais escadas.

quarta-feira, abril 12, 2006

Associação de Deficientes revoltada com decisão do Supremo...

O presidente da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), Humberto Santos, considera «preocupante e revoltante» que o Supremo Tribunal de Justiça defenda a «pedagogia da agressão» sobre crianças deficientes.
«É uma agressão inqualificável por parte de quem a pratica, mas é muito preocupante e profundamente revoltante quando é defendida, especialmente por um tribunal», disse Humberto Santos à Agência Lusa.
O responsável falava na sequência da notícia publicada hoje pelo jornal Público, segundo a qual o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) considerou «lícitos» e «aceitáveis» castigos físicos - como palmadas e estaladas - aplicados por uma responsável de um lar de Setúbal a crianças com deficiências.
De acordo com diário, a mulher foi indiciada por maus tratos, nomeadamente por dar palmadas e estaladas às crianças e por fechá-las em quartos escuros quando se recusavam a comer.
Para o STJ, fechar crianças em quartos é um castigo normal de «um bom pai de família» e as estaladas e as palmadas, se não forem dadas, até podem configurar «negligência educacional», escreve o jornal.
Em declarações à Lusa, o presidente da Associação Portuguesa de Deficientes afirmou que este é um «quadro descritivo da idade média».
«A pedagogia que é aceite por este acórdão seria um acto natural de um período totalmente diferente do que estamos agora, que é o século XXI», afirmou.
«Estamos perante uma grotesca violação dos direitos humanos e este acórdão vem permitir a todos que estão em situação semelhante que continuem com as agressões. Isso é muito preocupante», sublinhou.
Humberto Santos defende que, pela sua gravidade, este caso deveria ser apreciado pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.
«Se nós tivéssemos sido a entidade promotora desta acção, esse seria o próximo passo a dar», afirmou.
Questionado pela Lusa, o presidente da APD garantiu não ter tido conhecimento do que se passava naquele lar de Setúbal, nem de conhecer situações semelhantes em outras instituições.
O caso começou quando um Tribunal de Setúbal deu como provado que a arguida foi responsável pelo lar residencial do Centro de Reabilitação Profissional entre 1990 e 2000 e que, pelo menos desde 1992, fechou frequentemente um menor de sete anos (que sofria de psicose infantil muito grave) na despensa, com a luz apagada, para que aquele ficasse menos activo.
Também foi dado como provado, e o Supremo também validou a acusação, que a educadora «amarrou os pés e as mãos de um menor à cama».
O Tribunal de Setúbal condenou a arguida a 18 meses de prisão, suspensos por um ano, justificando a suspensão da pena com o facto de a mulher não ter cadastro.

Diário Digital / Lusa
No coments...

segunda-feira, abril 10, 2006

O depois e o the end da exposub ... ;)

Zona dos baptismos... :)
Apresento-vos o André (o moço da t-shirt branca)... um dos instrutores do centro/escola, com a qual eu "mergulho"...
Baptismos com rebreathers, com o apoio da marinha portuguesa...

Gonçalito e isabel num dos nossos momentos de bricolage... :)

O Rogério (instrutor da santa paciência) e o rui...


Ah pois.. nem só de trabalho vive o pessoal!! Um mergulhito à maneira! Foi muito porreiro! :o)


Voltei!

Cá estou de eu de volta. Foi uma semana infernal, mas muito gira. Estar rodeada de pessoas, observar e conhecer. Gosto de estar fora do circuito, mas com um papel activo. Agrada-me ver como as coisas crescem. A adrenalina... o stress... não me causam efeitos negativos. Bem pelo contrário. Com isso, tenho ainda mais vontade de ir em frente, como se sentisse o sangue a correr nas veias. Se começar a estar muito parada, a desmotivação começa a querer aparecer. Sempre foi assim.
Bem, regressando a esta semana... terminou! lol Bela conclusão. duh... lol Ora vejamos... atravessei a primeira fase da carta (finalmente); tive o acidente; ocorreu a 1ª exposub em Portugal... com resultados excelentes para uma primeira vez; e terminou a minha semanita de férias... :(
Em relação ao mês de maio... vêm aí mais novidades... tchan tchan... será que é desta que vou fazer o famoso curso de mergulho? será que... ou ... e...
Não percam cenas dos próximos capítulos. lol Novos tramas se vão desenrolar. lol
besitos de mim para vous
É já amanhã que meto a leitura me dia. iupié! lol

Olá carneirinho... ;P

Existem amizades que duram uma vida inteira. Eu sou bafejada pela sorte, porque tenho várias desse tipo.Na verdade, a grande maioria, está nesse patamar. Mas uma delas, transcende tudo. Conhecemo-nos, desde que as nossas mães, vizinhas, tiveram a ideia de engravidar quase ao mesmo tempo. Ah pois. Por isso, na brincadeira, elas dizem que já "resmungavamos" um com o outro através das barriguitas. lol Crescemos juntos. Emprestou-me a avó dele. E mesmo depois de eu ter mudado de casa, nunca nos afastamos. E hoje, apesar de estar muito longe, temos a tal relação especial, o elo que nunca foi quebrado.
Pois é... só ele sabe, que eu aos dois anos, me tornei uma assassina com pouca vocação; ou como aos quatro, tentei engolir umas certas e determinadas provas... etc ... etc... etc...
Sim, sinto saudades tuas. Não, não vou admitir. lol E nem penses em dizer, que só tenho de marcar passagem. lol
Neste dia, apesar de já to ter dito, desejo o melhor para ti. Que o vivas com o carinho da tua miuda, e do teu filhote, e das restantes pessoas que te amam.
Infelizmente, eu não te vou poder dar aquele carolo que tanto desejo. :) Por isso, para além da meia hora de paleio (gastei o meu rico saldinho), fica aqui o meu miminho. Muito pouco para o enorme carinho que tenho por ti. Espero que saibas isso. :)
beijinhos
di

sexta-feira, abril 07, 2006

Primeiras imagens da 1ª exposub ( o antes)

Parte da equipa que preparou este trilho, e que venceu os obstáculos... :)
(o moço que aparece de costas, é o nosso relações publicas. Vão vê-lo a dar entrevistas nos telejornais de hoje)

Attached Image
O antes...
Attached Image
(As fotos, foram tiradas pelo ric e pelo tomás, dois users do forum-mergulho, e que pertencem à direcção desta exposição)
Logo trago fotos "do depois". :) Só vos digo que vale a pena passarem por lá. Sem desculpas. ;)

Para mais informações:
http://www.exposub.com/index.html

quinta-feira, abril 06, 2006

Dia de loucos...

Ás vezes acordo e tenho a sensação de que me vai acontecer algo. E hoje foi um desses dias. Só vos posso dizer... que por um triz, não ia indo, desta para melhor. A minha sorte, foi ter ao meu lado, alguém que teve sangue frio, para ter a melhor atitude no momento exacto. Posso afirmar, que o meu anjinho da guarda trabalhou, e muito bem.

Recordando a cena, foi tipo filme de hollywood. Nem sei o que sinto. Estou bem... ainda não tive muito tempo para pensar na cena. E como normalmente, tenho uma atitude positiva, a minha maior preocupação, foi ver se poderia ajudar a resolver o assunto. Mas ver um carro que ia em sentido contrário, perder o control, saltar o "muro" de separação e vir contra nós a direito... é fogo!!!!! Pois foi o que me aconteceu, numa zona que fica em Oeiras, em frente ao Instituto dos Socorros Náuticos (acho que se chama assim). O que me marcou, é que parece que não é a primeira vez que aquilo acontece ali, já é um hábito. Se é normal, porque não se faz nada??? Só sei que o carro do meu amigo, ficou impróprio para consumo. Segundo o mecânico dele, foi perda total.

E pronto... já relatei a minha aventura... o pior é que no meu horóscopo mensal (sim, leio para me rir um cadito), dizia que este mês, estava propensa a ter acidentes. Uiéeeeeeeee... para a próxima já sei. lol

Continuando a viagem... lá consegui chegar à fundição de Oeiras. Grande trabalho o pessoal está a fazer. De um edificio que À partida não iria dar bons resultados... construiram algo. E a 1ª exposub em Portugal, começa amanhã. :) Aconselho a vossa presença. Vão aprender algumas coisitas. Tem umas palestras bastante interessantes; podem receber informações das mais diversas areas, nomeadamente, sobre o mergulho; apneia; caça submarina... fotografia subaquatica; arqueologia subaquatica... e por aí fora. Podendo terminar o dia, numa experiência de mergulho. Vai ser giro!!! Se aparecerem, passem pelo stand do forum de mergulho (junto às piscinas), e não se esqueçam de dar um olá aqui à je. :) Vou estar no gabinete de apoio aos expositores.

Por isso, duvido que tenha mais tempito até segunda, para vos deixar umas palavritas. Deixo-vos votos para que tenham uma continuação de boa semana e um excelente fim de semana (isto numa quarta feira... é obra).

besitos de mim para vós

ps- Quanto ao meu slb... nem falo! Lá se foi a minha hipi mega festa. buáaaaaaaaaaaaaa!!! Foi triste... bera... e pronto! Agora é continuar em frente e fazer algo pelo campionato! :) Vamos ser campiões! E mai nada!!!! ;)

quarta-feira, abril 05, 2006

aiiiieeeeeeeeeeeeeeeeee!!!! É hoje! ;)


Vá malta, toca a começar a acender velinhas, e a rezar a todos os santinhos, orixás... deusas/deuses. Hoje não podemos ser esquisitos. lol É por uma boa causa. E não se esqueçam de fazer aquelas promessas que o pessoal nunca cumpre. ;) Tudo vale! Desde que o nosso Glorioso siga em frente.
Besitos da madame lua ausente

terça-feira, abril 04, 2006

Dance Me To The End Of Love Lyrics

"Dance me to your beauty
with a burning violin
Dance me through the panic 'til I'm gathered safely in
Lift me like an olive branch and be my homeward dove
Dance me to the end of love
Dance me to the end of love
Oh let me see your beauty when the witnesses are gone
Let me feel you moving like they do in Babylon
Show me slowly what I only know the limits of
Dance me to the end of love
Dance me to the end of love
Dance me to the wedding now, dance me on and on
Dance me very tenderly and dance me very long
We're both of us beneath our love, we're both of us above
Dance me to the end of love
Dance me to the end of love
Dance me to the children who are asking to be born
Dance me through the curtains that our kisses have outworn
Raise a tent of shelter now, though every thread is torn
Dance me to the end of love
Dance me to your beauty with a burning violin
Dance me through the panic till I'm gathered safely in
Touch me with your naked hand or touch me with your glove
Dance me to the end of love
Dance me to the end of love
Dance me to the end of love"
Leonard Cohen
Hoje acordei com esta musica. Confesso, que é uma das minhas vozes preferidas. ;)
besitos

sábado, abril 01, 2006

Bem.. deixem-me ver...

Versão dedicada ás memórias da nossa infância... :)

Ah ah! Afinal o narizito do pinóquio sempre tem utilidade! lol


Peço desculpa, mas por muito que eu puxasse pela tola, não encontrei nenhuma peta credível para vos "amandar". Por isso, vou deixar passar o dia em branco.


besitos e tenham um grande fds

eXTReMe Tracker